Segunda, 08 Abril 2019 17:12

Educação realiza curso de gestão escolar para diretores na rede municipal

Os desafios e deveres da gestão escolas nas unidades da rede municipal de Educação serão abordados durante um curso de gestão para os profissionais que estão à frente das escolas e Centros de Educação Infantil, no dia 24 de abril na Universidade Católica de Petrópolis – UCP – campos BC. A iniciativa é da Secretaria de Educação. Os gestores devem fazer a inscrição até o dia 18 de abril através do telefone 2246-8678 – Departamento de Ensino Fundamental.

O poder público realiza rotineiramente encontros para orientadores, professores e educadores com o objetivo explicar as práticas pedagógicas e tirar dúvidas.

A formação será dividida em dois grupos, nesse primeiro encontro.

Entre os assuntos abordados no encontro estarão a prestação de contas do PGDREM - Programa de Gestão Descentralizada de Recursos da Educação Municipal, além das questões jurídicas que envolvem conceitos básicos da educação: Estatuto da Criança e do Adolescente, Base Nacional Comum Curricular, Regimento Escolar, Referencial Disciplinar, entre outros.

“Serão abordados os temas que estão diretamente ligados a pratica do trabalho diário nas escolas e CEIs. Momento de troca de informações, mas, também, de atualização sobre as medidas que devem ser consideradas pelo gestor diante dos programas e leis que tem impacto no trabalho administrativo”, explica a diretora do Departamento de Ensino Infantil da Secretaria de Educação, Simone Malheiros.

Ao longo do ano outros serão realizados outros encontros. Serão sete módulos com temas diferenciados e para os gestores a participação em todas as reuniões terá reflexo positivo na rede.

Além das questões administrativas, as formações também terão como foco a aprendizagem dos alunos. “Será uma forma de compartilhar aprendizagens, iniciativas e dificuldades, tudo preparado pensando na qualidade do ensino”, garante Glória Maria Barrros Vargas, responsável pelo Departamento de Ensino Fundamental.