Quarta, 10 Abril 2019 18:26

Número de escolas inscritas no Jeups é o maior da história dos jogos

São 50 escolas inscritas na 55ª edição dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis

O número de escolas participantes do Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) neste ano é o maior da história da competição: 50. Em sua edição de número 55, os jogos também devem bater o recorde de alunos inscritos, com a estimativa de 2.500 participantes em três categorias: sub-13, 15 e 18. Serão nove modalidades em disputa, sendo cinco coletivas: basquete, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei; e quatro individuais: tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo. A novidade é uma parceria entre a prefeitura e o Banco de Sangue Santa Teresa buscando incentivar os colégios a doarem sangue no período em que ocorrem as disputas. As instituições de ensino que levarem o maior número de pessoas para a mobilização ganharão pontos equivalentes a uma modalidade esportiva.

O regulamento deste ano prevê que as escolas podem inscrever um mesmo atleta para três esportes em equipe nas categorias sub-15 e 18. A mudança atende a um pedido dos colégios menores, que contam com menos alunos. Outra novidade é a criação do projeto Selecionados Jeups. Serão formadas seleções com os principais atletas das categorias sub-15 e 18 no basquete, handebol, vôlei e futsal (apenas no feminino, já que no masculino a Liga Petropolitana de Desportos representa a cidade).

A ideia é que essas equipes disputem competições regionais e estaduais levando o nome de Petrópolis, como forma de incentivar a participação de mais jovens no Jeups.

A primeira modalidade em disputa é o vôlei, com a fase classificatória começando no dia 9 de maio e seguindo até 12 do mesmo mês. As partidas acontecem no Centro Esportivo da Escola Municipal Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade. As oito melhores equipes no masculino e feminino em cada idade garantem vaga para a segunda fase, que será realizada no segundo semestre. A competição acontece até o mês de outubro, quando haverá a cerimônia de encerramento com a entrega da premiação.

O basquete, o futsal e o handebol também acontecem em duas fases. Já as modalidades individuais - tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo – serão realizadas em uma única fase, com previsão para começar em agosto. Além da Fábrica do Saber, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no Caxambu também será usado nos jogos.

Os jogos estudantis proporcionam a interação entre os alunos, já que participam escolas da rede municipal, estadual, particular e federal.