Quinta, 11 Abril 2019 19:05

Agropecuária também receberá Expo Pampa 2019

Além do cavalo Campolina, a 30ª Exposição Agropecuária – de 1º a 05 de maio - receberá também um evento da raça Pampa. A Expo Pampa 2019, que está em sua quinta edição na Cidade Imperial, acontece entre os dias 03 e 05, no Parque Municipal, em Itaipava, e vai trazer cerca de 100 animais vindos de diversas cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Os eventos de cavalos movimentam a festa, trazem visitantes e aquecem a economia. Juntas, as duas exposições terão 220 animais.

A 5ª Expo Pampa vai contar com julgamentos de marcha e provas de morfologia (que verificam a beleza do animal), além de provas esportivas, chamadas no meio de “funcionais”. Todo o evento poderá ser acompanhado pelo público. Para o prefeito Bernardo Rossi, a expectativa é grande para receber mais dois eventos de cavalos no Parque. “A parte rural e agropecuária da festa é o destaque, que movimenta a nossa economia, e traz grandes criadores de cavalos, por exemplo, que lotam os hotéis, movimentam restaurantes e comércio”, frisa.

Petrópolis já é considerada um importante pólo para as exposições de cavalos. “Nas três principais cidades da Região Serrana: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão 30% dos haras do estado do Rio de Janeiro, isso é muito importante. E para o Pampa, como ele está mais concentrado no Rio e em Minas Gerais, Petrópolis é um lugar muito bom porque fica no meio da BR-040, então tanto quem vem de Minas quanto quem vem do Rio tem facilidade para chegar”, explica o responsável pelo evento, Alexandre Todeschini.

Este ano será a primeira vez que Pampa e Campolina dividirão a mesma pista. A Expo Campolina Itaipava 2019 acontece entre os dias 02 e 04 de maio e também vai contar com julgamentos de morfologia e andamento.