Sexta, 12 Abril 2019 19:31

Estudantes da rede municipal recebem dicas sobre a preservação do meio ambiente

Projeto “Encontro Marcado” é da Casa da Educação Visconde de Mauá

Pequenos gestos podem fazer a diferença: separar corretamente o lixo, não desperdiçar água e não jogar resíduos nos mares e rios. Essas foram algumas dicas repassadas para alunos da rede municipal nesta sexta-feira (12.04) durante mais uma edição do projeto “Encontro Marcado”, da Casa da Educação Visconde de Mauá. Trinta estudantes participaram.

O bate papo contou com a participação de Anderson Campos, responsável pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Ele conversou com os estudantes sobre os objetivos do projeto Inteligência Ambiental, que norteia as atividades relacionadas a Educação Ambiental promovidas pela secretaria de Meio Ambiente. O projeto é formado por seis eixos: Unidade de Conservação e Água; Cidadania e patrimônio; Meteorologia e Defesa Civil; Lixo, Coleta Seletiva e Artesanato; Bem-estar Animal e Sementes e Árvores da Mata Atlântica.

“Foi um prazer poder conversar com os jovens sobre esse assunto tão importante que é a preservação ambiental. A ideia foi a de demonstrar a importância das ações de preservação que já são realizadas nas escolas, mas, também devem fazer parte da rotina desses alunos fora do ambiente escolar. Repartições públicas, fábricas e outros espaços também devem colaborar nessa luta pela preservação que é todos”, disse Anderson Campos.

O bate papo foi mediado pela professora e psicóloga Jaqueline do Valle. “O consumo consciente e as ações diárias de preservação devem estar em foco o tempo todo. Por isso esse tipo de encontro é tão válido para os estudantes. Eles aprendem e repassam as informações e atitudes. Aqui na Casa da Educação temos um projeto, chamado Atitude Responsável, que prevê mudanças de hábitos”, afirmou Jaqueline, destacando os avanços alcançados através do projeto que é realizado na Casa da Educação Visconde de Mauá.

“Conseguimos, por exemplo, convencer os alunos a usarem garrafas retornáveis para evitar o uso de copos de plásticos. Atitudes simples que têm um reflexo positivo enorme para o meio ambiente”, afirmou Jaqueline.

Maria Eduarda Xavier, aluna do 6º ano da EM Bataillard, gostou da dica. “Aprendi muita coisa e vou conversar com os meus amigos sobre isso. Foi divertido”.