Sexta, 12 Abril 2019 19:41

Areal quer implementar programa pioneiro de Petrópolis

Profissionais do município vizinho visitarão uma escola e serão capacitados pela Defesa Civil

Areal quer implementar o Defesa Civil nas Escolas com base no trabalho pioneiro desenvolvido em Petrópolis. Representantes do município vizinho estarão na cidade na próxima segunda-feira (15.04) aprendendo na prática como é o funcionamento do programa. A equipe vai conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos do C.E.I. Jorge Rolando da Silva, no Morin, antes de participarem de uma capacitação oferecida pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias.

Inédito no país e premiado nacionalmente, o programa é desenvolvido nas salas de aulas da rede municipal e está servindo como referência para municípios vizinhos, que planejam formas de implementar o programa em suas cidades. Areal quer implementar as práticas no segundo semestre, trabalhando no ambiente escolar os temas Defesa Civil e Educação Ambiental, como explica o subtenente Antônio Sérgio Gandra, coordenador da Defesa Civil de Areal:

“A nossa ideia é buscar nas cidades mais próximas as boas experiências para que o nosso município fortaleça o sistema de Defesa Civil. Precisamos envolver os alunos em torno desses assuntos”, disse o coordenador.

O Defesa Civil nas Escolas insere os assuntos nas instituições de ensino, oferecendo a oportunidade de crianças e adolescentes desenvolverem a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos. No ano passado – primeiro ano da política pública – foram realizadas 170 atividades dentro do Defesa Civil nas Escolas, com a participação de 103 colégios da rede, oito particulares e um estadual.

Em março, representantes de 18 cidades que fazem parte do Conselho Gestor de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado (Cogesdec) estiveram em Petrópolis conhecendo o programa, que foi apresentado no mesmo mês no Encontro Regional de Defesa Civil Serrana, em Teresópolis, para outros 20 municípios.

Apesar de estar em prática há pouco tempo, o programa já rendeu um prêmio para a prefeitura. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vai entregar um pluviômetro semiautomático e um kit educativo para serem usados dentro da política pública.