Terça, 16 Abril 2019 18:16

Projeto de Requalificação da Paulo Barbosa é apresentado para empresários

Revitalizações já foram aprovadas pelo Iphan e Inepac

Em fase final de elaboração da fase executiva, o projeto de Requalificação da Paulo Barbosa foi apresentado na última segunda-feira (15.04) para empresários da Rua na UCP. Na ocasião, os empresários tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e apontar sugestões. Em março, o projeto recebeu parecer favorável do IPHAN e Inepac e agora está no desenho final do projeto executivo. Após a conclusão da parte executiva será iniciada a captação da obra que será financiada pelos empresários da Rua. Aproximadamente 30 pessoas participaram do encontro.

Segundo a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, o projeto foi autorizado para execução da obra sem ressalvas pelo Iphan. Vale salientar que o projeto foi todo desenvolvido por funcionários da Prefeitura, lotados no Departamento de Urbanismo, na CPTrans e na Secretaria de Obras.

O projeto prevê que a requalificação seja feita em partes – a região foi separada em 4 blocos. “Estamos conversando com as concessionárias de serviço como água e esgoto, internet e gás para ouvir as necessidades deles porque essa parte da tubulação tem que ficar pronta antes que a obra chegue na calçada. A intenção é de garantir que todos os processos fiquem prontos o mais rápido possível para a finalização do projeto executivo”, contou Robson Gaiofatto, um dos responsáveis pelo projeto executivo.

Os questionamentos referentes ao trânsito e às linhas de ônibus também foram esclarecidos. De acordo com levantamento da CPTrans, a via é uma das mais movimentadas da cidade: em horários de pico, aproximadamente 2 mil veículos passam pela rua e em um período de seis horas, são 8 mil pedestres que caminham por toda a região.

A requalificação prevê mais ônibus circulares na região o que significa que a quantidade de pessoas que circulam na rua não vai diminuir. O espaço só ficará mais organizado.

O projeto de Requalificação prevê alargamento e melhorias de calçadas, abrigos e baias de ônibus, instalação de bancos e pontos de jardinagem. O estacionamento deverá ser paralelo à calçada e a proposta ainda sugere mais vagas para idosos, além de canteiros, assentos e acessibilidade para que pessoas com alguma limitação física possam ter autonomia para passear pela rua.

“Outro ponto interessante do projeto é que ele prevê mais abrigos na rua, ou seja, mais conforto para as pessoas”, disse o empresário e arquiteto Rodrigo Simão.

Luís Borba, proprietário de uma ótica, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas sobre a questão de carga e descarga na rua. “É importante que os empresários sejam ouvidos nesse processo. A obra tem que ficar boa para todos e todos os agentes devem ser ouvidos. Tenho sugestões com relação a parada de carga e descarga e faço questão de apresentar. Foi interessante esse encontro”, comentou.

Vale salientar que a prefeitura também montou um Grupo de Trabalho que vem acompanhando todas as etapas do processo - formado por representantes do poder público (Obras, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão Estratégica, CPTrans) e empresários da região.