Terça, 16 Abril 2019 18:42

Prefeitura pressiona e Concer libera pistas da BR-040

Sob pena de autuação e multa, concessionária conclui intervenção que ocasionava meia pista

Acessos estão livres na cidade para o Feriadão

Os acessos estarão livres para Petrópolis durante o próximo feriadão, que começa neste dia 19, Sexta-feira Santa e vai até 23, Dia de São Jorge. Após a prefeitura oficiar a Concer sobre a realização de uma obra no Km 85 na pista de subida da Serra, a concessionária concluiu a intervenção e garantiu que não irá realizar nenhuma obra ou obstrução viária no trecho de concessão dentro dos limites município neste período. Nesta terça-feira (16.04), equipe do Procon fiscalizou a execução dos serviços. A empresa seria autuada e multada por lesar o consumidor caso a estrada permanecesse em meia pista.

A concessionária enviou representantes do corpo jurídico nesta terça-feira para protocolar no Procon o relato das providências tomadas. A desobstrução total da pista já foi verificada pelas equipes de defesa do consumidor. As obras foram concluídas em quatro dias e a pista está operando sem retenções.

Com previsão de mais de 200 mil pessoas passando pelo trecho que compreende a cidade neste feriado, obras não emergenciais na pista já haviam prejudicado o fluxo de veículos, que ficavam por até quatro horas engarrafados para chegar a cidade em outras datas de descanso prolongado. Isto foi registrado no feriado de Carnaval e a Prefeitura, na sexta-feira passada, anunciou que estava intervindo por meio do Procon, para evitar nova interrupção na Semana Santa.

Segundo a prefeitura, as obras realizadas no feriado estavam causando grande transtorno para a cidade, já que os feriados prolongados representam a cidade cheia com turistas o que representa reflexo positivo na economia.

Ao mesmo tempo em que o Procon oficiou a Concer para a conclusão das obras, o órgão também propôs um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre o município e a concessionária, garantindo que não haja a realização de obras na rodovia, em Petrópolis, no período de feriado. O documento é embasado na vocação turística da cidade – grande gerador econômico para o município e também porque tal atitude gera um desserviço ao consumidor, que é o principal prejudicado com o trânsito provado pelas obras.

Ainda segundo a prefeitura, são mais de 30 mil pessoas que trabalham diretamente com o comércio, hotéis, restaurantes e prestação de serviços, que são impactados positivamente com o feriado prolongado.