Quarta, 17 Abril 2019 18:55

PMP apoia restauração de caminhão do Corpo de Bombeiros de 1930

Com o objetivo de resgatar e preservar a história do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, o município está apoiando o projeto de revitalização do caminhão modelo bomba de fabricação inglesa no ano de 1930. Neste sentido a prefeitura articula junto à iniciativa privada, a captação de recursos para que a iniciativa do grupamento militar se concretize. O projeto contempla também, a construção de um espaço aberto para visitação do público, no próprio Batalhão do 15GBM, na Avenida Barão do Rio Branco, além de um livreto voltado para o público infantil e um adiobook para crianças com deficiência auditiva. A conclusão do projeto irá beneficiar a cidade, oferecendo mais um atrativo turístico.

O projeto foi apresentado na terça-feira (16.04), durante uma reunião na prefeitura, com a presença de empresários da cidade; o Tenente-Coronel, Ramon Camilo e o Comandante Tenente-Coronel Gil Kempers.

“Acreditamos que este projeto pode aproximar o cidadão da instituição, utilizando a cultura e a preservação de um patrimônio histórico. Estamos captando recursos para execução do projeto, além de buscarmos o incentivo da Lei Rouanet”, contou o Tenente-Coronel, Ramon Camilo, que deu início ao processo e deixou o comando do 15º Grupamento do Bombeiro Militar. O projeto agora segue com o novo Comandante Tenente-Coronel Gil Kempers.

Além do espaço construído para a exposição e visitação do público, o objetivo também é alcançar as crianças da rede municipal de ensino. O projeto prevê que estudantes terão uma visita guiada e poderão assistir um vídeo mostrando todo processo de restauração do veículo. Serão produzidos livretos educativos com a finalidade de conscientizar a próxima geração na prevenção de catástrofes, principalmente em construções irregulares.

O município doou o caminhão para o Corpo de Bombeiros em 2017, e no ano passado ele foi tombado como Patrimônio Histórico do Município. O veículo participou do primeiro combate a incêndio de Petrópolis, e é o único do modelo existente no país, o que o torna mais raro.