Quarta, 17 Abril 2019 19:03

Prefeitura mantém atendimento aos charreteiros no Espaço do Empreendedor

Município apresentou em reunião com o MPF os serviços oferecidos aos profissionais, que não teve procura na primeira semana de funcionamento

A prefeitura está mantendo o atendimento aos charreteiros nos Espaço do Empreendedor, no Centro Administrativo. Os profissionais que realizavam os passeios das vitórias podem procurar os serviços disponibilizados no local novamente na próxima semana, de quarta (24.04) à sexta (26.04), entre 10h e 17h. Nesta quarta (17.04), o atendimento foi disponibilizado novamente após reunião com a categoria no Ministério Público Federal um dia antes – no entanto, apenas dois charreteiros buscaram os serviços.  O fim do uso de animais para tração das charretes foi escolhido por 117 mil pessoas no plebiscito realizado em outubro do ano passado. Após homologação do resultado pelo TSE, a prefeitura decretou a extinção da atividade em março.

A procuradora do MPF, Monique Cheker, reconheceu a estrutura oferecida pelo município e foi informada que nenhum charreteiro buscou o espaço durante toda semana passada. Ela solicitou que a estrutura fosse montada novamente, o que foi feito nesta quarta e continuará após o feriado de Páscoa e São Jorge.

A estrutura do Espaço do Empreendedor disponibiliza novamente atendimentos de diversas secretarias, como Desenvolvimento Econômico, Serviços e Assistência Social.

É possível ter encaminhamento junto ao Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) para obter microcrédito de até R$ 15 mil, de acordo com a evolução do negócio. O Detra (Departamento de Trabalho e Renda) e o Cebrac oferecem orientação sobre como se tornar microempreendedor individual (MEI).

Eles ainda conseguem se inscrever no Balcão de Empregos, para ter encaminhamento para entrevistas de emprego segundo o perfil de cada profissional. Outra opção é buscar vaga para comércio de ambulante, com uma equipe da Secretaria de Serviços disponível para explicar os procedimentos necessários para isso.

Ainda é possível fazer matrícula em cursos informática, nível básico, nos Centros de Inclusão Digital (CIDs) e educação orçamentária no Centro de Excelência e Referência Tecnológica (CERT). Também encontram vaga para Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou mesmo vagas de estágio por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para os filhos.

Ações oferecidas aos charreteiros no Espaço Empreendedor

- Intermediação junto às empresas para vagas de trabalho formal

- Cessão de licença para comércio ambulante

- Licenças de Microempreendedor Individual (MEI)