Quarta, 24 Abril 2019 11:19

Alunos de escola municipal criam rap de conscientização para o Defesa Civil nas Escolas

Escola Municipal Maria Campos envolveu 300 alunos nos trabalhos realizados para o programa

“Preste atenção e fique consciente, tratamento de esgoto é muito importante, para a preservação do meio ambiente”, o rap de conscientização, criado por alunos da Escola Municipal Maria Campos, foi uma das atividades entregues pela instituição para o Defesa Civil nas Escolas. A escola abordou os temas Defesa Civil e Educação Ambiental com todos os 300 alunos do primeiro segmento do ensino fundamental. Além da música, os jovens elaboraram cartazes e fizeram a adaptação de uma canção sobre o perigo das queimadas, além disso, criaram as “latas mágicas” que ensinam como fazer o descarte correto de lixo. Ainda neste semestre, a instituição pretende abordar com outras turmas a temática da estiagem – outra ameaça típica do inverno.

A proposta de criar um rap como ferramenta de prevenção e de conscientização foi da professora Jorma Rodrigues Marques, do 4º ano A. O objetivo era desenvolver uma atividade que as crianças pudessem compartilhar com os familiares, disseminando a informação aprendida em sala de aula. A turma dela também desenvolveu cartazes sobre saneamento básico e descarte correto de lixo, e com a ajuda do 4º ano B, o assunto virou música.

"O meu filho uma vez desenvolveu um trabalho com música na escola dele, então pensei que podia aplicar o mesmo aqui na escola. Os alunos adoraram a ideia e conseguimos desenvolver essa atividade em conjunto. Além de abordar a questão da educação ambiental, também falamos de Defesa Civil e de como é importante conscientizar as pessoas que estão ao nosso redor", disse Jorma.

Isabele Barbosa Laje, de 9 anos, não só aprendeu a descartar o lixo de forma correta, como também já avisou em casa o que não pode ser feito. “Já avisei a minha mãe que não podemos jogar o lixo em qualquer lugar. Precisamos cuidar da natureza para o bem da nossa saúde e dos animais. Preservar o meio ambiente é uma obrigação nossa, gostei muito de desenvolver a atividade junto com a minha turma", contou.

Izadora Soares do Nascimento, de 10 anos, aproveitou o que aprendeu em sala de aula e também mandou o seu recado: “O lixo demora muito para se decompor, então não podemos jogar na natureza. Precisamos preservar o meio ambiente, não desperdiçar água, além de cuidar das árvores e dos animais. Salvar o mundo também é um papel nosso”, afirmou.

Pioneiro no país e premiado nacionalmente, o Defesa Civil nas Escolas insere os assuntos no ambiente escolar, oferecendo a oportunidade de crianças e adolescentes desenvolverem a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos. No ano passado – primeiro ano da política pública – foram realizadas 170 atividades, com a participação de 103 colégios da rede, oito particulares e um estadual.

Em março, representantes de 18 cidades que fazem parte do Conselho Gestor de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado (Cogesdec) estiveram em Petrópolis conhecendo o programa, que foi apresentado no mesmo mês no Encontro Regional de Defesa Civil Serrana, em Teresópolis, para outros 20 municípios. Nesta segunda-feira (15.04), técnicos da prefeitura de Areal estarão na cidade aprendendo na prática como é o funcionamento do Defesa Civil nas Escolas.