Sexta, 26 Abril 2019 19:00

Escola em Itaipava participa da política pública de Defesa Civil nas Escolas

Alunos da escola Bom Jesus Menino Jesus, em Itaipava, participaram das ações de conscientização de redução de riscos e desastres, um dos segmentos de prevenção realizados pela Defesa Civil nas Escolas. Os pequenos apresentaram os trabalhos que foram realizados durante toda a semana para a equipe de agentes da Defesa Civil, sobre proteção do meio ambiente.

Inédita no país e obrigatória na rede municipal de ensino, a política pública de Defesa Civil nas Escolas ganhou espaço nas salas de aulas dos colégios particulares. O objetivo é que os alunos desenvolvam a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos. A novidade deste ano foi a inclusão do tema bem-estar animal dentro da proposta.

De acordo com a Defesa Civil, a ação já acontece em 180 escolas municipais e as escolas particulares já começaram a aderir a política pública, que foi aberta para todas as instituições.

A instituição realizou ações com crianças de 4 a 10 anos, trabalhando a Campanha ‘Bichinhos do Jardim’, ressaltando as questões de educação ambiental, prevenções, entre outros. A turma dos alunos de 2 anos, apresentou o projeto sobre a importância de cuidar dos jardins e das plantas. Já a turma de 3 anos, falou sobre a preservação do bichinho Tatu Bola que está em extinção. As crianças maiores brincaram com o jogo da Turma do Pedrinho, que ensina de forma lúdica as medidas adotadas em casos de emergências e questões de educação ambiental.

“Com esta ação, exploramos o espaço da escola, com os jardins, as plantas e foi muito gratificante este trabalho, pois vimos o resultado na sala de aula da conscientização dos alunos, além da interação com as outras turmas sobre o tema”, contou a professora dos alunos nível 2, Rayane Mezes de Moraes.

“Trabalhamos com a temática da preservação dos animais e meio ambiente, e os próprios alunos escolheram o tatu bola. O projeto foi amplo, com música, desenho, colagem tudo dentro do foco de criar o hábito da prevenção e preservação”, frisou a professora dos alunos nível 3, Daniela Kapler Botelho.

A política pública da Defesa Civil nas Escolas é mais uma ação de prevenção aos desastres naturais. A iniciativa vai reforçar todas as ações que trabalham a importância da prevenção não só no ambiente escolar, mas também na comunidade.