Segunda, 29 Abril 2019 19:37

Educadores que atuam em Centro de Educação Infantil participam de ciclo de formação

“Ninguém pode ensinar verdadeiramente se não ensina alguma coisa que seja verdadeira ou válida a seus próprios olhos”. A frase de Forquin deu início ao ciclo de formação para educadores “Aprendizagem que parece diversão - prática dinâmica e adaptável” nessa segunda-feira (29.04). O curso, oferecido pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação, tem como objetivo destacar a importância das atividades físicas nos primeiros anos da escolaridade.

O encontro foi ministrado pelo professor de educação física Luiz Miguelotti. “A criança desenvolve em todas as fases e por isso que estimular as atividades desde os primeiros anos é tão importante e tem reflexos positivos para essas crianças em outras fases da escolaridade. Esse foi o primeiro encontro que destacou a aprendizagem motora das crianças. Serão três encontros com cada grupo”, afirmou o professor.

André Fernandes, vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física, também marcou presença no curso. “A pratica de exercícios deve começar cada vez mais cedo porque cada vez mais cresce a parcela da população que não pratica atividades físicas. A criança que não pratica atividades físicas com o acompanhamento correto pode ter problemas com déficit de atenção e até dificuldade de relacionamento, por isso é importante despertar nas crianças a paixão pela atividade desde cedo e os professores e educadores podem estimular isso”, disse.

Durante o encontro os educadores receberam informações sobre reeducação motora na infância e como a avaliação motora pode fornecer dados para intervenção em múltiplas áreas da educação infantil. Nos demais encontros serão abordados temas como avaliação psicomotora e de desempenho motor.

“A ideia é a de dar continuidade as formações ao longo do ano, para todos os servidores. Sempre pensando em realizar a troca de informações e experiências entre os profissionais envolvidos nos processos educacionais do município”, explicou a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Simone Malheiros.