Segunda, 29 Abril 2019 19:37

Defesa Civil nas Escolas faz primeira palestra sobre Bem-estar Animal na Escola Municipal Senador Mário Martins, no Caxambu

Com o objetivo de fortalecer o cuidado com os animais e a conscientização sobre os maus tratos, a Defesa Civil nas Escolas, ampliou sua abordagem e levou para a sala de aula as questões sobre o bem-estar animal. Os alunos da Escola Municipal Senador Mário Martins, no Caxambu participaram nesta segunda-feira (29.04) da primeira palestra ministrada pela coordenadora da pasta, Elisabete Amorim.

Os profissionais da rede municipal de ensino foram capacitados para desenvolver ações sobre o bem-estar animal dentro da sala de aula. Foram dois meses de conscientização e trabalhos práticos com os estudantes. Para somar todas as tarefas já realizadas, a Defesa Civil nas Escolas ofereceu a palestra, que abordou assuntos como maus-tratos, posse responsável e digna para os animais, castração e questão do abandono - crime ambiental com pena de reclusão.

A palestrante entregou cartilhas informativas para os alunos e destacou as doenças transmitidas por animais e a importância da vacina. “Conversamos com os alunos e mostramos a eles a importância da castração e dos cuidados com os animais. Apresentamos as responsabilidades dos donos para manter um animal doméstico e falamos muito sobre o combate a violência animal”, contou a coordenadora da Cobea, Elisabete Amorim.

Mais de 50 alunos entre 9 e 12 anos, participaram das atividades. Além da parte teórica, as crianças estão criando casinhas para cachorros com materiais recicláveis como garrafas pet e papelão, envolvendo questões ambientais e de preservação. “Percebi um interesse maior dos alunos sobre a saúde dos animais. A questão de maus tratos é vista como tão normal, que muitos não sabiam que os animais sentiam dor. Foi um trabalho de compaixão e muita conscientização. Esta ação despertou os alunos”, enfatizou a professora Michele Alcântara Santos.

No ano passado foram realizadas 170 atividades dentro da política pública de Defesa Civil nas Escolas. A aplicação da Lei Municipal em sala de aula é um passo importante no desenvolvimento de uma cultura de resiliência na cidade, com a orientação das crianças sobre como se comportar em caso de ocorrências. Todas as 103 unidades escolares da rede municipal participaram, além de outras oito particulares e uma estadual, de forma voluntária.