Segunda, 24 Julho 2023 12:48

Prefeitura promove ações de saúde na Mosela

Desde o último dia 10, equipes da secretaria de Saúde, por meio das ações do programa Nosso Bairro, esteve na Mosela promovendo uma extensa programação de ações como rodas de conversa, atividades lúdicas para crianças e adolescentes, além de diversas ações de conscientização e orientação sobre diferentes temas relevantes para o bem-estar da população.

O prefeito Rubens Bomtempo destacou a importância das ações e o impacto positivo dessas iniciativas. “Saúde é prioridade. Além do novo hospital Alcides Carneiro, que estamos transformando com grandes reformas e ampliação de serviços, ações como essas reafirmam nosso compromisso em oferecer um serviço de saúde abrangente e acessível a todos”, disse.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, também enfatizou a força do Programa Nosso Bairro como uma ferramenta transformadora no desenvolvimento e união das comunidades por onde passa.
“As ações da secretaria de Saúde visam de fortalecer os laços sociais e melhorar a qualidade de vida dos moradores”, enfatizou.

As atividades foram promovidas pela pela Superintendência de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde, em conjunto com as equipes das Áreas Técnicas de Saúde de Petrópolis, o Departamento de Vigilância em Saúde, Nasf – Ab, Saúde da População LGBTQIAP+ e DANTs. Ações como inscrições para castração animal, a orientação sobre o TEA (Transtorno de Espectro Autista) e o combate à violência contra idosos. Além disso, a capacitação da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) sobre imunobiológicos especiais e multivacinação também fizeram parte da programação.

Durante a programação, a população teve a oportunidade de receber orientações sobre a Tuberculose e o Programa de Controle da doença, que tem desempenhado um papel relevante ao fornecer informações importantes para a prevenção e tratamento da doença. A equipe da UBS Mosela também foi capacitada para o atendimento adequado aos pacientes.

As atividades do Saber Saúde aconteceram no Colégio São Judas Tadeu, com foco em medidas antropométricas, higiene corporal e dos alimentos, além de abordar questões relacionadas ao tabagismo, promovendo assim uma abordagem abrangente sobre a saúde da comunidade.

A comunidade também foi beneficiada com aferição de PA, testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e antropometria. Rodas de conversa sobre autocuidado, orientação nutricional e alongamento foram realizadas, incluindo palestras sobre "Direito Reprodutivo" e "Sensibilização sobre a importância do quesito RAÇA/COR, orientação sexual e ideologia de gênero."

Atenção aos cuidados com as crianças também tem sido uma prioridade do programa, com destaque para a realização do teste da orelhinha em crianças com menos de 1 ano, visando identificar possíveis problemas auditivos na idade precoce. Além disso, as gestantes receberam orientações sobre a prevenção de riscos para deficiências.

Além disso, a programação também contou com orientações sobre Planejamento Familiar e Direitos Reprodutivos, acesso aos direitos sociais, consumo alimentar, antropometria e extensão.