Segunda, 11 Setembro 2023 11:40

Amamenta Petrópolis: Prefeitura capacita mais dois CEIs para utilização do leite materno

Seis unidades já fazem parte do programa

Os centros de Educação Infantil (CEIs) Therezinha de Jesus Lima (no Bonfim) e Jorge Rolando da Silva (no Morin) receberam esta semana a capacitação do programa Amamenta Petrópolis, promovido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Educação. As equipes de profissionais dos CEIs receberam as instruções que garantem às mães a possibilidade de amamentar de forma presencial ou deixar o leite ordenhado para seus bebês nas unidades. As ações têm objetivo evitar o desmame precoce das crianças matriculadas.

“Temos profissionais de saúde extremamente capacitados para realização das oficinas, o que nos dá a garantia de sucesso em um projeto tão especial e necessário para o desenvolvimento de mães e filhos”, comenta o prefeito Rubens Bomtempo. O programa foi idealizado pela enfermeira e servidora do município Patrícia Alexandre Santos, que ministra as oficinas nos centros de Educação Infantil. No mês passado ela apresentou a iniciativa na Comissão de Direitos das Mulheres na Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Por meio de oficinas, capacitamos todos os profissionais da educação pertencentes às unidades de ensino que aderiram ao projeto. Oferecemos treinamento em relação ao armazenamento, recebimento e oferta segura do leite, entre outras orientações”, explica o secretário Marcus Curvelo. A parceria entre Saúde e Educação acontece por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa Saúde na Escola e ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) e o Departamento de Educação Infantil.

“Os centros de Educação Infantil são locais de desenvolvimento das nossas crianças e poder oferecer esse programa, garantindo a amamentação, é uma conquista importante”, completa a secretária de educação, Adriana de Paula.

O Amamenta Petrópolis começou nos CEIs Ana Nardi e Boa Vista, agora também fazem parte os centros de Educação Infantil Casa da Solidariedade Nossa Senhora Aparecida e São João Batista.