Quinta, 05 Outubro 2023 10:03

Prefeitura capacita CEI em Itaipava para utilização do leite materno

O Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Adriana Constâncio Trindade recebeu a capacitação do programa Amamenta Petrópolis, promovido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Educação. Toda a equipe de profissionais do CEI recebeu as instruções que garantem às mães a possibilidade de amamentar de forma presencial ou deixar o leite ordenhado para seus bebês na unidade. A capacitação aconteceu na última terça-feira (3).

A ação visa evitar o desmame precoce das crianças matriculadas, e com mais este CEI, sete unidades no município já fazem parte do programa. “Com isso, oferecemos às mães que contam com o acolhimento dos CEIs a oportunidade de cultivar os laços maternos do aleitamento, principalmente àquelas que precisam trabalhar e não desejam abrir mão deste
momento tão importante”, comenta o prefeito Rubens Bomtempo.

“Por meio de oficinas, capacitamos todos os profissionais da Educação pertencentes às unidades de ensino que aderiram ao projeto. Oferecemos treinamento em relação ao armazenamento, recebimento e oferta segura do leite, entre outras orientações”, explica o secretário Marcus Curvelo. A parceria entre Saúde e Educação acontece por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa Saúde na Escola e ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) e o Departamento de Educação Infantil.

O programa foi idealizado pela enfermeira e servidora do município Patrícia Alexandre Santos, que ministra as oficinas nos centros de Educação Infantil. Em agosto deste ano, a iniciativa foi apresentada na Comissão de Direitos das Mulheres na Câmara dos Deputados, em Brasília. “ É uma alegria imensa poder receber em mais um CEI este lindo programa que tanto contribui para o desenvolvimento das nossas crianças”, finalizou a secretária de educação, Adriana de Paula.

O Amamenta Petrópolis também está presente nos CEIs:

▪️Anna Nardi - Quissamã
▪️Boa Vista - Estrada da Saudade