Segunda, 09 Outubro 2023 10:04

Dia D do Outubro Rosa: Mais de 300 vagas para atendimentos em saúde e exames ofertados no HAC e no Centro de Saúde Coletiva neste sábado

Exames de mamografia, preventivos, consultas de enfermagem em saúde da mulher, em mastologia, ultrassonografias e eletrocardiogramas foram alguns dos serviços oferecidos durante todo o sábado (07), no Dia D do Outubro Rosa, realizado no Hospital Alcides Carneiro e no Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira.

A estudante de técnico em enfermagem, de 38 anos, Beatriz Firmino, foi uma das 32 mulheres que fizeram o exame de mamografia durante o Dia D no Centro de Saúde. Na última semana ela notou algo diferente nas mamas durante o auto exame e imediatamente procurou a unidade. “Como já tinha o Dia D hoje, eu vim aqui para fazer a mamografia e também passei pela consulta com o mastologista. Nós sabemos da importância do diagnóstico precoce e este Dia D vai ser muito importante para mim”, ressaltou Beatriz.

No Centro de Saúde foram ofertadas 32 exames de mamografia por livre demanda. Quem não conseguiu realizar o exame neste sábado, foi agendado para a próxima semana. Além disso, as mulheres tiveram acesso a 105 vagas para realização de exames preventivos, 37 de eletrocardiograma, 16 de ultrassonografia, 18 consultas em mastologia e 10 em clínica médica, além de auticuloterapia, terapia floral e massagem, oferecida por duas fisioterapeutas da Academia da Saúde.

“O Dia D reforça a importância destes exames, oferecidos o ano inteiro pelas unidades de saúde. O Outubro Rosa vem chamar a atenção para a necessidade de realização desses exames, para o papel fundamental da prevenção em casos de câncer de mama e de colo do útero, não só neste mês, mas o ano inteiro”, ressaltou a secretária- Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Luciane Bomtempo.

No ambulatório do Hospital Alcides Carneiro, foram mais de 100 consultas de enfermagem em saúde da mulher com avaliação geral, 30 consultas de geriatria para mulheres idosas, coleta de preventivos, além de sessões de acupuntura e reiki, dia de beleza com maquiagem e rodas de conversa sobre a saúde da mulher. Já no Centro de Imagem, foram realizadas mamografias, tomografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas das mamas, inclusive com contraste para as pacientes oncológicas.

“Quando detectado precocemente e tratado na fase inicial, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico, evitando o autocuidado e os exames de rotina. O Outubro Rosa é um período muito oportuno para esclarecer que a doença não é uma sentença de morte e que a informação pode salvar muitas vidas, destacou o prefeito Rubens Bomtempo”.

A programação pelo Outubro Rosa segue durante todo o mês. No próximo dia 21 de Outubro as unidades de saúde também vão receber o Dia D, com palestras, consultas, exames, testes rápidos para IST’s, além da exposição itinerante desenvolvida pela APPO, a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos que é parceira da Prefeitura no Outubro Rosa.

“O mês de outubro vai contar ainda com diversas ações descentralizadas e com o Dia D nas unidades de saúde da rede pública democratizando o acesso a consultas, exames, testes e demais atividades, voltadas para a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. Esta é uma programação que deve ser sempre valorizada e fortalecida ano após ano”.

O Hospital Alcides Carneiro, referência em atendimentos oncológicos, como Unacon, Unidade de Assistência de Alta Complexidade, de atenção especializada em tratamento oncológico clínico e cirúrgico, vem recebendo investimentos em tecnologia, profissionais, além da recuperação e ampliação das unidades, o que proporciona mais rapidez e conforto nos atendimentos.

“A saúde da mulher é uma pauta de primeira ordem e que deve contar com toda a nossa atenção e carinho. Temos trabalhado de forma integrada e com muito planejamento no município para que as petropolitanas possam ter acesso a todos os serviços de forma ágil e eficiente e oferecendo mais conforto na recuperação destas pacientes”, afirmou o diretor-presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac), Ricardo Patuléa.

A programação completa do Outubro Rosa está no site da Prefeitura de Petrópolis: https://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/phocadownload/destaques/PROGRAMAO%20OUTUBRO%20ROSA%20PDF.pdf.