Segunda, 30 Outubro 2023 09:41

Estudantes de 10 escolas da rede municipal são premiados no projeto Pintor Mirim

Iniciativa é do Movimento Círculo Único em parceria com a Prefeitura

Estudantes de 10 escolas da rede municipal foram premiados no projeto Pintor Mirim Círculo Único. A premiação aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), no Palácio de Cristal, reunindo familiares e profissionais da Educação. A iniciativa é do Movimento Círculo Único com apoio da Prefeitura de Petrópolis.

“Participar de ações assim mostra como nossas escolas são vivas e ressalta o potencial e criatividade de cada aluna e aluno da nossa rede”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, que encontrou o aluno Reynard Dantas de Almeida em visita à comunidade São João Batista e parabenizou pelo trabalho.

Mil estudantes de mais de 100 unidades escolas da rede municipal de ensino participaram do projeto, que também aconteceu na cidade de Niterói.

Os 10 pintores mirins receberam certificados, estojos de ecolápis, livro de arte “O Círculo Único – Um Novo Movimento” e uma viagem com visita guiada às galerias das pinturas e esculturas do Círculo Único numa floresta em Teresópolis. Todos os alunos participantes receberam Diploma de Menção Honrosa.

“Os nossos alunos e alunas mostraram muita criatividade e talento na produção dos desenhos. Tivemos mil estudantes participando desse projeto e isso mostra o quanto a arte e a cultura estão inseridas nas nossas escolas, na formação dos nossos alunos e alunas”, disse a subsecretária de Educação, Adriana Salim, que participou da premiação representando a secretária de Educação, Adriana de Paula.

‘Nós, do Círculo Único, estamos orgulhosos de ter crianças de Petrópolis como seguidoras do nosso movimento, num torneio que revelou alta qualidade artística das obras produzidas. Que os pais sempre estimulem as crianças na pintura, na certeza que brilharão na cultura contemporânea”, o criador do Movimento Círculo Único, José Raul Allegretti.

A comissão de avaliação dos trabalhos foi composta pela curadora do Movimento Círculo Único, Priscilla Allegretti; a atriz Ana Beatriz Redko; a produtora cultural, Claudia Gomes Carracedo; o artista visual, Doug; o trancista, Iago Rodrigo; a Dj e designer, Lysia Vani; o ator Pedro Lamin e o músico Tibí.

"Muitas crianças de Petrópolis têm prazer e dom em artes visuais. Cada obra traz um ponto de vista singular. Os pintores mirins vão compor o circuito de exposições do Movimento Círculo Único em outras regiões", disse a curadora do Movimento Círculo Único, Priscilla Allegretti.

Confira quais são os 10 pintores mirins:
Beatriz Nascimento – Escola Santa Luiza de Marillac
Emanuel de Figueiredo R. Torres – E.M. Luiz Carlos Soares