Segunda, 30 Outubro 2023 10:13

Estudantes do Liceu Municipal participam do Petrópolis Business

Alunos e alunas fazem parte do programa Edutec, uma parceria da Prefeitura com o Senai

Estudantes do Ensino Médio do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio estão participando da maior feira de negócios da região – a Petrópolis Business, que vai até este domingo (29) no Sesc Quitandinha. Os alunos e alunas fazem parte do programa Edutec, uma parceria da Prefeitura com o Senai, que garante o curso de Tecnologia da Informação (T.I.) como uma das opções do contraturno (roteiros formativos).

O programa começou em 2022 e atualmente conta com cerca de 30 estudantes. Petrópolis foi o primeiro município do Estado a adotar o modelo na rede municipal. “Nossa cidade tem vocação tecnológica, levar isso para as salas de aula dando oportunidades para esses meninos e meninas se desenvolveram e aprimorarem seus conhecimentos é um grande passo para uma educação pública de qualidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O estande montado na Petrópolis Business fica no setor dedicado a tecnologia, onde os estudantes tem a oportunidade de apresentarem para os visitantes os projetos desenvolvidos no laboratório do Edutec. Quatro projetos estão sendo apresentados: Petroeco (criação de ecobarreiras para os rios da cidade), Ambiente Petrópolis (site sobre coleta seletiva e reciclagem), Tecpatas (monitora o comportamento dos animais) e Hortilifey (monitora a umidade do solo).

"Pra gente é uma grande oportunidade estar aqui, poder expor e falar sobre o que aprendemos no Edutec", disse Igor Almeida, um dos criadores do Petroeco, que também tem como criadores os alunos Lucas Rispoli, Vitor Justen, Carlos Henrique de Araújo, Mateus dos Santos e Pedro Augusto Azevedo.

“É uma oportunidade única para eles estarem participando de um evento deste porte, podendo apresentar os projetos que, com certeza, eles trabalharam com muita dedicação e comprometimento”, comentou a secretária de Educação, Adriana de Paula.