Segunda, 06 Novembro 2023 10:14

Estudantes da rede municipal se preparam para o Saeb

As médias do Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Ideb

Estudantes de cerca de 80 unidades escolares da rede municipal vão participar do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado pelo Governo Federal. As provas começam na próxima semana e serão destinadas ao Ensino Fundamental. As médias do Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Nos últimos cinco anos e, principalmente, durante a pandemia, os índices da Educação Básica de Petrópolis despencaram. Quando assumimos, em dezembro de 2021, iniciamos um projeto de recuperação e transformação da educação pública da nossa cidade. Trabalhando em rede, buscando a equidade e tendo como meta a alfabetização na idade certa temos certeza que vamos conseguir melhorar os índices”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

A parceria com o Centro Lemann para a formação de lideranças educacionais para a equidade na educação (com aulas online e presenciais nas cidades de Sobral (CE), São Paulo e Petrópolis), formações continuadas para os profissionais da Educação, a implantação da lei de 1/3 para planejamento e a criação do projeto Espiral (que tem como objetivo fortalecer o projeto de alfabetização) são algumas das ações implantadas pela Prefeitura nesses 22 meses de governo.

“Trabalhamos nesses 22 meses com muita responsabilidade e comprometimento para transformar a educação da nossa cidade. Estamos confiantes que vamos colher bons frutos, melhorando os nossos índices e qualificando ainda mais a educação pública de Petrópolis”, comentou a secretária de Educação, Adriana de Paula.

Material motivacional para os estudantes e dicas para os gestores e professores das unidades foram encaminhados pela Secretaria de Educação para as unidades escolares que vão realizar o Saeb. “O objetivo é criar um ambiente tranquilo para que os alunos e alunas possam fazer as provas, envolvendo toda a comunidade escolar e as famílias”, ressaltou Adriana de Paula.