Quinta, 14 Dezembro 2023 09:50

Estudantes da rede pública de Petrópolis recebem óculos do projeto “Foco na infância ZEISS”

Projeto da multinacional alemã em parceria com a Prefeitura e a ONG Renovatio distribuiu mais de 300 óculos para estudantes diagnosticados com problemas na visão

Referência mundial em tecnologia e saúde ocular, a ZEISS Vision realizou nesta terça-feira (12) a cerimônia oficial para a entrega gratuita de mais de 300 pares de óculos com lentes ZEISS para alunos e alunas da rede pública de Petrópolis. Este evento foi realizado na fábrica da ZEISS e contou com a presença do prefeito da cidade, Rubens Bomtempo, e do CEO da ZEISS na América Latina e Ibéria, David Ferran, além de outras autoridades e executivos da multinacional alemã.

Durante a solenidade, três alunos e alunas de escolas da região receberam os seus óculos com lentes ZEISS customizadas de acordo com a sua necessidade oftalmológica. Os demais óculos serão entregues ao longo da semana aos representantes de cada unidade escolar comtemplada nessa etapa do projeto para serem distribuídos aos alunos e alunas.

“Comprometimento e sensibilidade com a Educação é o que representa essa parceria, além de ter uma função social extremamente importante. Sabemos que a baixa acuidade visual está relacionada ao desempenho escolar, podendo gerar a defasagem idade série e evasão. Ações como essa contribuem para a transformação que queremos na educação pública da nossa cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Para a diretora da escola Salvador Kling, Marcela Cardozo, a iniciativa reforça a importância da união entre diferentes setores da sociedade em prol de um bem maior e da garantia do aprendizado dos estudantes. "Com o apoio de todos, vamos ter mais condições de solucionar os problemas de visão dos alunos e contribuir para que eles alcancem todo o seu potencial dentro da sala de aula”, afirma.

Para identificar a necessidade oftalmológica de cada jovem, a ZEISS Vision contou com a parceria da ONG Renovatio, entidade criada com a missão de levar tecnologia oftalmológica de ponta a comunidades vulneráveis. No mês de novembro, a equipe de profissionais da ONG realizou exames em jovens de 17 escolas e lares de acolhimento para detectar potenciais correções e patologias.

A partir dessa triagem, foi observada a necessidade do uso de óculos corretivos em 302 crianças, que foram contempladas de forma gratuita pelo projeto. Outros 87 jovens com a suspeita de problemas visuais mais avançados foram encaminhados para os cuidados de oftalmologistas da região.

“Esse é apenas o início da nossa parceria com a ZEISS Vision e sabemos que ainda teremos muitos desafios pela frente, mas vamos trabalhar juntos para entregar o melhor cuidado visual para as crianças e adolescentes contemplados pelo projeto”, afirma o fundador da Renovatio, Ralf Toenjes.

Iniciada em dezembro de 2021 como parte das celebrações dos 175 anos da empresa alemã, a campanha “Foco na infância ZEISS” tem como propósito a melhoria da qualidade de vida e do desempenho escolar de jovens em situação de vulnerabilidade. De acordo com David Ferran, CEO da ZEISS na América Latina e Ibéria, a meta é estender o projeto para que todos os jovens de Petrópolis sejam atendidos.

“Queremos promover cada vez mais iniciativas na área de ESG, alinhadas aos pilares estratégicos da ZEISS Vision Global. E, junto com nossos parceiros, focados nas crianças de Petrópolis, estamos cumprindo a nossa missão: ajudar as pessoas a verem o mundo de uma forma melhor. Afinal, precisamos evitar que um aluno tenha o seu desempenho escolar afetado por não ter acesso a óculos com lentes de qualidade”, afirma o executivo.

Saúde visual na infância
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a dificuldade de enxergar é um dos principais fatores que dificultam o aprendizado de crianças e adolescentes. No Brasil, uma pesquisa realizada com 36 mil estudantes da rede municipal de Campinas (SP) mostrou que, após um ano usando óculos, 50% das crianças tiveram melhora no rendimento, 57% ficaram mais concentrados nas aulas e quase 40% ficaram menos agitadas.

O acompanhamento da saúde visual no período da infância tornou-se ainda mais necessário após a pandemia da covid-19, segundo levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em parceria com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP). O estudo, elaborado a partir da base de dados do Ministério da Saúde, indicou a redução de 43% no total de consultas oftalmológicas realizadas com o público de 0 a 19 anos, entre 2019 e 2020. Para a mesma faixa etária, o número de exames com finalidade diagnóstica teve redução de 36%.