Segunda, 18 Dezembro 2023 14:57

Esportes e Desenvolvimento Econômico têm novos secretários

A Prefeitura anunciou nesta segunda-feira (18) duas novidades no secretariado: nos Esportes e no Desenvolvimento Econômico.

Thiago França assume a Secretaria de Esportes, no lugar de Rafael Simão. Já na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assume Rafael Simão, no lugar de Thiago Damaceno, que vinha acumulando interinamente a pasta com a CPTrans. Com isso, Damaceno ficará dedicado exclusivamente à CPTrans.

As mudanças fazem parte do processo de renovação do quadro da administração pública, promovido pela Prefeitura Municipal de Petrópolis.

Desde outubro, quatro novos nomes já chegaram para o primeiro escalão do governo municipal: Áurea Gonçalves (Secretaria de Controle Interno), Jeferson Andrade (Secretaria de Planejamento e Orçamento), Vyrna Jacomo (Obras) e, agora, Thiago França (Esportes).

“São nomes que nunca tinham assumido uma secretaria de governo. Pessoas que ajudam a oxigenar o governo, a trazer novas ideias. O Thiago França, mesmo sendo novo, já tem uma longa história nos movimentos sociais da cidade. Tem uma formação densa, um olhar social muito forte. E vai poder ajudar muito o governo no fortalecimento dos esportes nas comunidades”, disse Bomtempo.

Esporte

A cerimônia de posse de Thiago França e de Rafael Simão foi pela manhã, na sede Prefeitura.

“A Secretaria de Esportes é uma secretaria que cresceu, que está organizada. Um trabalho feito pelo Simão e que merece destaque. Nos últimos anos, o esporte sempre ficou como um apêndice do governo. Hoje faz parte do corpo de políticas públicas do município e que faz a transversalidade, com a educação, com a saúde, com a cultura”, disse Bomtempo.

Thiago França tem um histórico de atuação nos movimentos estudantil, sindical e comunitário de Petrópolis: APE (Associação Petropolitana de Estudantes), Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Petrópolis, Fampe (Federação das Associações de Moradores de Petrópolis), entre outras. Além disso, é bacharelando em Direito, já atuou no município como supervisor de Políticas Públicas de Juventude e, na Alerj, com assessor parlamentar.

“Em poucos momentos da história de Petrópolis, tivemos o esporte tão valorizado como temos hoje. Agora é manter a bola em alto nível e tentar chegar em cada local dessa cidade, em cada ponto, em cada comunidade, fazendo com que o esporte seja também uma ferramenta de transformação social”, disse Thiago França.

Desenvolvimento Econômico

O prefeito também falou sobre o novo posto de Simão.

“O Simão sempre falou que, nesta fase da vida dele, queria muito trabalhar com o planejamento estratégico, com os setores produtivos. Acredito que agora ele vai poder colocar em prática o que ele tanto deseja. Ele é um nome que já tem uma interlocução muito grande com os diferentes atores da nossa cidade. O Desenvolvimento Econômico é uma área que temos tido bons resultados, com 65 mil empregos com carteira assinada pelo quarto mês seguido. E o Simão vai continuar esse trabalho, dialogar com os atores e buscar novos avanços, para movimentar cada vez mais a economia da nossa cidade”, disse Bomtempo.