Sexta, 22 Dezembro 2023 11:37

Trabalho de terapia facilitado por cães realiza mais de 120 sessões em 2023

Cinoterapia promove interação social e bem-estar

Reduzir traumas, elevar a autoestima e relaxamento através da interação com cães: estes são um dos muitos benefícios da Cinoterapia. Em 2023, a Prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal - GCM (subordinada à Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública), promoveu mais de 120 sessões, que passaram por creches e escolas da rede pública, hospitais e clínicas, lares de acolhimento de idosos, projetos sociais, sempre mediante solicitação à Superintendência da GCM.

“Neste ano recebemos a Jujuba em nosso gabinete, uma alegria! A cadelinha faz um belo trabalho de cinoterapia com pacientes do Centro de Tratamento Oncológico (CTO), e também no GAAPE (Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis), além de participar de campanhas importantes como o Outubro Rosa e o Novembro Azul”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo.

Jujuba, da raça Golden Retriever é a estrela das sessões, que consistem na exploração sensorial através do tato, olfato e visão, por meio da interação direta entre ser humano e cão.

“Para este trabalho, capacitamos todos os inspetores do Grupamento de Operações com Cães da GCM, com cursos especializados em cinoterapia. No programa, também temos outro Golden Retriever, o Chico, irmão da Jujuba”, disse o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Almir Schmidt.

Cláudia Panisola, inspetora responsável pelo Canil do Grupamento de Operações com Cães da GCM, contou um pouco sobre os hábitos da cadelinha e sua atuação nas sessões de cinoterapia. “Como todo Golden, Jujuba ama receber atenção e carinho, interagir com crianças, idosos e pessoas de todas as idades. É apaixonada por água, e de vez enquanto
pula no chafariz aqui da sede da guarda, uma alegria muito grande! Ama brinquedos, principalmente bolas”, disse.

As instituições que desejarem receber as sessões de cinoterapia podem solicitar o serviço através de ofício a ser enviado ao comando da Guarda Civil Municipal ou à Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública