Segunda, 22 Janeiro 2024 11:51

Mais de 1600 pessoas realizam provas do Vestibular Social 2024

Mil seiscentas e duas pessoas realizaram neste domingo (21) as provas do Vestibular Social 2024, um convênio entre a Prefeitura de Petrópolis e a Universidade Católica de Petrópolis (UCP).
Os exames foram aplicados no Campus Dom Veloso - Rua Benjamin Constant, no centro da cidade.

Ao todo, serão 200 bolsas integrais destinadas a estudantes da rede pública de ensino, além de alunos e alunas do Encceja e do Cefet. “Enquanto governo, estamos muito felizes em poder auxiliar pessoas a realizarem seus sonhos. O Vestibular Social é um importante instrumento para que, cada vez mais, todos possam ter acesso ao ensino superior. Agradecemos à UCP por toda parceria”, observou o prefeito Rubens Bomtempo, que esteve no Campus acompanhando o andamento das provas.

Membros do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), liderados pelo presidente Jean Marques, também estiveram no local, auxiliando os candidatos que estavam na fila sobre as datas da divulgação dos resultados.

E uma das candidatas às 200 bolsas é Maria Cláudia de Oliveira, 41 anos, a primeira a chegar na fila formada antes da abertura dos portões. “Fui mãe aos 13 anos e por isso, parei de estudar muito cedo. E hoje estou tendo a possibilidade de prestar um vestibular e quem sabe conseguir uma bolsa, e assim realizar um sonho que tenho desde a adolescência: a faculdade de Direito”, disse. Maria Claudia conquistou seu diploma do ensino médio através do Encceja.

“A grande procura pelo Vestibular Social da UCP/PMP, o número de inscritos demonstra a importância desta parceria como canal transformador na vida de tantos estudantes. É gratificante saber que contribuímos de maneira tão ímpar na trajetória dessas pessoas”, destaca o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani.

As bolsas integrais (custeadas com recursos da Prefeitura de Petrópolis) são para 14 cursos ofertados pela UCP. São eles: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Direito, Bacharelado em Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Pedagogia e Psicologia.

O Vestibular Social da UCP/PMP teve início no ano de 2008 e foi retomado em 2022. “O vestibular é uma grande oportunidade para nós, principalmente em Petrópolis, onde as faculdades oferecem poucas chances como essas”, disse Ana Beatriz Faustino Ornelas, 25 anos, que sonha em ser psicóloga. “Tudo isso é muito importante para o meu futuro, quero muito fazer uma faculdade e ter o ensino superior”, completou o jovem Afonso de Sousa Cunha Portugal, após sair do local das provas

Os resultados estarão disponíveis no dia 30 de janeiro no site da UCP. Os candidatos classificados receberão e-mail de convocação a ser enviado pela instituição. As matrículas vão acontecer entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, conforme cronograma a ser divulgado pela universidade. No dia 2 de fevereiro também sai a convocação dos reclassificados e no dia 3, a matrícula destes.