Sexta, 05 Abril 2024 09:29

Secretaria de Saúde divulga Boletim Epidemiológico/Perfil Ambiental do Município de 2023

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde está lançando o Boletim Epidemiológico/Perfil Ambiental do Município referente ao ano de 2023. Esta segunda edição do documento, que estará disponível para acesso público, oferece uma análise detalhada dos dados de saúde da cidade, com informações importantes para o planejamento e monitoramento de ações de saúde pública.

O boletim, acessível através do site oficial da Prefeitura no link "Serviços de Saúde" ou diretamente no portal da saúde smspetropolis.net.br, aborda uma série de aspectos, desde acidentes de trânsito com motociclistas até a cobertura vacinal de rotina. Cada coordenadoria que compõe o Departamento de Vigilância em Saúde, responsável pela elaboração do documento, destaca um agravo específico, seja pela implementação de novos protocolos ou pela magnitude do problema em questão.

O prefeito Rubens Bomtempo destaca a importância do documento como uma ferramenta vital para compreender os desafios e conquistas da saúde pública em Petrópolis. "Estamos muito satisfeitos com o resultado deste trabalho. Ele reflete o esforço coletivo de toda a equipe da Secretaria de Saúde em monitorar e responder às necessidades de nossa cidade. Os dados apresentados nos ajudam a identificar áreas de melhoria e a desenvolver estratégias mais eficazes para promover a saúde pública em Petrópolis. Este é um passo significativo para a nossa cidade”, disse.

Os temas abordados no boletim, incluem acidentes de trânsito, cobertura vacinal, monitoramento da esporotricose animal e acidentes de trabalho com exposição à material biológico. "Este boletim oferece uma visão abrangente dos dados epidemiológicos e ambientais, permitindo uma análise mais precisa e embasada para orientar nossas ações futuras", afirma o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

Esta segunda edição do Boletim Epidemiológico, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Alessandra Sauan do Espírito Santo Cardoso é uma continuação do trabalho iniciado em 2022, quando o primeiro documento abordou a atuação das equipes de Vigilância em Saúde no desastre ocorrido nos meses de fevereiro e março daquele ano. "Desde então, o boletim se tornou uma ferramenta fundamental para entender e lidar com os desafios de saúde pública enfrentados pelo município”, ressalta Alessandra.