Quarta, 01 Mai 2024 11:48

CIS-Serra assume a gestão do Samu da Região Serrana

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (Cis-Serra) está assumindo a gestão da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que funciona na base de Petrópolis. A central coordena os atendimentos de urgência de 16 municípios associados da região.

A transferência da gestão do SAMU da Prefeitura de Petrópolis para o CIS-Serra possibilitará a melhoria da atuação em cada local de abrangência, uma vez que que cada município apresenta suas necessidades e particularidades. O CIS-Serra desempenha um papel de grande importância para a Região Serrana e tem como objetivo o fortalecimento dos serviços de saúde atuando em conjunto para sanar necessidades e promover um maior acesso da população na rede pública de saúde.

O SAMU (telefone 192) presta atendimento em situações de urgência e deve ser acionado em incidentes requerem atendimento rápido. O serviço tem como prioridade fazer o atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.