Terça, 31 Janeiro 2012 18:54

Prefeitura realiza seminário de capacitação para conselheiros

Foi realizado durante toda esta terça-feira (31/01) o I Seminário de Capacitação para Conselheiros no Sítio do Sindicato dos Comerciários de Petrópolis, em Pedro do Rio. O evento contemplou os 36 membros do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Comter).

As oficinas ficaram por conta dos técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o economista Jardel Leal e a socióloga Carolina Gagliano. Jardel explicou que o objetivo principal do encontro é mostrar aos conselheiros que eles estão aptos a adaptar a visão de mercado privado para as políticas públicas.

Para o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), Luís Eduardo Peixoto, o trabalho de capacitação é uma forma de valorização dos conselheiros. “O seminário vai esclarecer o papel de cada um, além de poder capacitar, da melhor forma possível, todos os membros”, disse.

O Comter foi criado pela Lei nº 6.700 de 03 de novembro de 2009 e é composto por representantes do Poder Público, dos Empregadores e dos Empregados, com titulares e suplentes indicados pelas respectivas organizações. Dentre as funções, o órgão deve deliberar em caráter permanente sobre as políticas públicas de fomento e apoio à geração de emprego.

Participam deste conselho representando o Poder Público membros do Gabinete do Prefeito, Setrac, secretarias de Fazenda, Planejamento e Urbanismo, Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura e Sine. Representando os Empregadores estão Setranspetro, Sindicato Rural de Petrópolis, FIRJAN, Sindicato Varejistas de Petrópolis, Sindicatos de Confecções Roupas e Chapéus, ARTE, Sindicato das Marcenarias, Sindicato Construção Civil, Associação Com. e Emp. De Petrópolis, Sindicato Metalúrgico, Material Elétrico, Sindicato Panificação, Petrópolis Convention & Visitors Bureau. E os sindicatos Têxtil, Bancários, Alimentação, Metalúrgicos, Construção Civil, Turismo e Hotelaria, Vestuário, Indústrias Gráficas, Condomínio, Residências e Mistos, Estabelecimento de Serviço de Saúde, Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas e Empregados no Comércio, representantes dos Empregados.