O motorista aposentado Paulo Roberto Gerbassi, morador do Quitandinha, aproveitou o programa Concilia Petrópolis, nesta quarta-feira (23), para ficar em dia com o município: parcelou as dívidas de IPTU do seu imóvel.

“A minha situação foi dívida de IPTU, que era da minha falecida esposa. E eu fui muito bem atendido pela menina lá, e pela moça que ficou de trocar o nome do imóvel também, para que tudo ano que vem já esteja no meu nome. A dívida era de 5 anos: 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. Quando tem uma situação assim, o melhor é a gente acertar a vida da gente”, disse Paulo.

O Concilia Petrópolis é um programa da Prefeitura, retomado no dia 16 de novembro.

Até o dia 20 de dezembro, de segunda-feira a sábado, o contribuinte poderá quitar suas dívidas com o município. Dívidas de IPTU, ISS, ITBI e outros impostos e taxas municipais. Dependendo do número de parcelas, os descontos de juros e multas podem chegar até a 100% (no caso do pagamento em cota única).

Nesta quarta-feira (23), quem também aproveitou a oportunidade foi o freteiro Luís Henrique Albernaz, morador de Nogueira. Ele pagará em cota única a dívida de 6 anos de IPTU da sua casa. Na semana que vem, voltará ao Concilia para quitar a dívida do IPTU de outro terreno que possui. Essa, ele também pretende pagá-la em cota única, para ter 100% de desconto de juros e multas.

“É bom pelo desconto, né? E para não deixar as coisas acumularem. Em janeiro já vem IPVA de carro, escola, livros, roupas. Então não quero fazer nada parcelado. Até porque, parcelado, perde esse desconto bom de 100% (dos juros e multas)”, disse Luís.

Quem também quiser aproveitar a oportunidade para ficar em dia com o município deve comparar ao programa, no Centro (Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta, na sede da Prefeitura) ou em Itaipava (na entrada do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes).

Serviço

Quando

• Do dia 16/11 (próxima quarta-feira) até o dia 20/12

Horários

• De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h
• Aos sábados, das 8h30 às 13h

Onde

• Centro: Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta (Avenida Koeler, 260, na sede da Prefeitura)
• Itaipava: Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (na entrada do parque, na Subsecretaria de Fazenda)

Em função do jogo da Copa do Mundo - Brasil x Sérvia - nesta quinta-feira (24), às 16h, o transporte público funcionará em esquema especial:

- ANTES DA PARTIDA: operação normal de dias úteis

- DURANTE A PARTIDA: serviço totalmente suspenso

- APÓS A PARTIDA: retorno imediato da operação com autorização para redução de frota no formato de dias de sábado, conforme a demanda de passageiros

A campanha Novembro Azul, de conscientização ao câncer de próstata está recebendo um importante reforço. No próximo domingo (27), o Encontro Dominical Automotivo, que reúne carros antigos no entorno da Catedral São Pedro de Alcântara e Praça Princesa Isabel estará atuando junto com a Prefeitura, através da Área Técnica de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde, na mobilização.

Das 9h às 13h, as equipes da Saúde estarão fazendo a distribuição de panfletos, conversando com a população e passando orientações sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Cerca de 30 veículos antigos, como Fuscas, Chevettes e Opalas, estarão expostos no local. “Assim como o Outubro Rosa, a campanha Novembro Azul precisa ser abraçada e cada vez mais valorizada. O tema é importante e com esse apoio do Encontro Dominical Automotivo, será possível atrair o público masculino com mais facilidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Além da Área Técnica de Saúde do Homem, segundo o secretário de Saúde Marcus Curvelo, está envolvida na programação da campanha Novembro Azul. “Ações estão sendo realizadas em diversas unidades de saúde. No próximo sábado, inclusive, teremos mais um Dia D da campanha, pois nosso objetivo é entregar os melhores e mais eficazes serviços à população. Nosso olhar é de cuidado com as pessoas e é esse o nosso objetivo”, destaca o secretário de Saúde.

“Decidimos ajudar a divulgar a campanha porque entendemos a importância da prevenção. Nosso evento é mais direcionado ao público masculino, mas muitas mulheres também participam e ajudam nessa conscientização dos seus companheiros. Além disso, além dos petropolitanos, recebemos muitas pessoas de fora da cidade que também serão alcançadas. Essa parceria é fundamental e, com certeza, será a primeira de muitas outras”, disse Marlus Batista, um dos organizadores do Encontro Dominical Automotivo - EDA

Evento gratuito acontece entre 23 de novembro e 3 de dezembro, e terá filmes inéditos e retrospectiva destacando musas do cinema italiano

O Cine Humberto Mauro no Centro de Cultura Raul de Leoni recebe a partir de quarta-feira (23), o Festival do Cinema Italiano em Petrópolis. O evento é uma iniciativa da Casa D’Itália Anita Garibaldi, do Petrópolis Film Commission e Cineclube Raul Lopes, com o apoio da Prefeitura e da Câmara Ítalo-brasileira de Comercio da Região Serrana. A abertura acontecerá às 19h, com o filme ‘Nostalgia’ (Mario Martone, 2022) candidato italiano ao Oscar de 2023. As exibições são gratuitas e também acontecem até o dia 3 de dezembro no Cine Raul Lopes e no Centro Cultural Estação Wilma Borsato, em Cascatinha.

As sessões na Sala Humberto Mauro acontecerão nos dias 23, 24, 25, 26 e 30 de novembro e 2 e 3 de dezembro, sempre às 16h. No Centro Cultural Estação Wilma Borsato, a sessão será no sábado, dia 3 de dezembro, às 15h, para o público infantil, com a animação “Yaya e Lenine: The Walking Liberty” (Alessando Rak, 2021). No Cineclube Raul Lopes, a sessão presencial e online será nos dias 27 de novembro e 1 de dezembro, às 19h com o filme “A moça com a valise (La Ragazza com la valigi)” de Valerio Zurlini, 1961, com Claudia Cardinale.

As primeiras crianças com idade entre seis meses a menores de três anos com comorbidades receberam, nesta terça-feira (22), a primeira dose da vacina contra a covid-19. Foram 18 meninos e meninas imunizadas na Unidade Básica de Saúde do Quitandinha e no Centro de Saúde Coletiva e, a partir de agora, as portadoras de deficiência permanente, o que inclui o autismo, também poderão receber suas doses. A ampliação do público foi anunciada pelo governo municipal.

“Os agendamentos serão mantidos para evitar a perda de doses, principalmente, porque recebemos apenas 410 delas. Porém, vamos continuar monitorando e fazendo as ampliações de acordo com a disponibilidade do imunizante”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. “Chegar a essa faixa etária era fundamental, pois as crianças também estão vulneráveis e precisam dessa proteção. As vacinas são seguras e salvam vidas”, completa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

“A vacinação é importante, principalmente porque, por serem crianças, elas não têm o mesmo cuidado que um adulto e acabam colocando a mão na boca ou não usam a máscara corretamente. Ou seja, com a vacina, elas estarão mais protegidas, por isso, tão logo o agendamento foi aberto, entramos em contato para marcar e garantir a dose”, disse o pizzaiolo Vagner Madeira, que levou a filha de um ano e nove meses para ser imunizada.

A 10ª Festa Afro Ubuntu, promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Proteção à Igualdade Racial (Compir), terminou no domingo (20) – Dia da Consciência Negra – com a Marcha do Povo de Santos, apresentação dos Filhos de Gandhi, oficinas e muita música. No sábado (19), a sambista Leci Brandão e o Baile Charme de Madureira encantaram o público, que prestigiou os shows na Praça da Liberdade, palco principal do evento.

“A Festa Afro Ubuntu foi um sucesso, com os petropolitanos prestigiando os eventos na Praça da Liberdade e também a programação cultural que aconteceu nas comunidades. Lançamos o Disque Antirracista e o Núcleo de Atendimento, criando uma rede de proteção e assistência para o povo preto da nossa cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Para o presidente do Compir, Filipe Graciano, Petrópolis fez história. “Toda a festa foi um sucesso. Agradeço à Prefeitura e todas as secretarias que ajudaram na realização do evento. A Ubuntu foi um momento de celebração e também de valorização da cultura do povo preto. Lutamos por um Petrópolis Antirracista”, destacou Filipe.

Além de parte cultural e gastronômica, a Festa Afro Ubuntu também contou com a revitalização e ampliação dos grafittis na fachada do Centro de Informações Turísticas (CIT), na Praça da Liberdade. “O Ubuntu foi um sucesso na valorização da cultura do povo negro da nossa cidade e reforçando nossa luta por uma Petrópolis Antirracista”, concluiu a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

O Natal Imperial 2022 vai contar com mais de 160 apresentações em diversos espaços por toda a cidade. O evento, um dos maiores da cidade, começa no dia 30 deste mês e segue até oito de janeiro de 2023. Além das atrações culturais e musicais, a cidade também vai estar iluminada e com uma decoração especial de Natal em vários pontos do Centro Histórico.

“O Natal Imperial está sendo construído para encantar turistas e petropolitanos. É uma festa para resgatar a autoestima, confiança e alma da nossa cidade depois de tudo que passamos com as chuvas de fevereiro e março”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. “Agradeço também aos parceiros que estão construindo junto conosco o Natal Imperial”.

A programação conta com shows na Praça da Liberdade e atrações no Palácio de Cristal, onde será montada a Casa do Papai Noel. As transmissões dos jogos da Copa do Mundo também fazem parte do Natal Imperial. Um telão será montado na Praça da Liberdade e no dia 2 de dezembro, será transmitido Brasil x Camarões, às 16h. No dia 3 de dezembro, a cidade recebe a Caravana da Coca-Cola saindo do Quitandinha em direção ao Centro, a partir das 20h.

Aulões de ginástica e ritmos também fazem parte da programação, que está sendo elaborada pelo Instituto Municipal de Cultura (IMC) e a Dellarte (empresa vencedora da licitação). Além do Palácio de Cristal e da Praça da Liberdade, haverá atrações culturais e musicais também na Catedral de São Pedro de Alcântara; Casa Petrópolis; ruas Teresa e 16 de Março, nas regiões de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse; e na Casa do Colono.

“A programação do Natal 2022 privilegia os artistas de Petrópolis, como é o padrão da nossa gestão. Teremos 40 dias de muita festa com apresentações de bandas, orquestras, corais, balé, teatro, circo, poesia e muito encantamento para toda a família”, disse a secretária de Cultura, Diana Iliescu. O Natal Imperial tem também o apoio do Fecomércio.

A Prefeitura de Petrópolis está oferecendo, em seu Balcão de Empregos na internet, 123 oportunidades de trabalho em empresas do município. Para participar dos processos de seleção, os candidatos devem fazer o cadastramento de seus currículos aqui em nosso site.

O Balcão de Empregos é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Trabalho e Renda (Detra). Todos os candidatos concorrem nos processos seletivos, desde que atendam aos requisitos exigidos pelos empregadores. As empresas têm responsabilidade integral pelo recrutamento e pelas contratações.

Veja as oportunidades desta semana:

Agente de segurança - masculino - de 25 a 60 anos / Ensino Fundamental, CNH cat. AB e experiência na função – 1 vaga

Ajudante de cozinha - masculino - de 25 a 55 anos / Ensino Médio e experiência na função – 1 vaga

Armador de estrutura de concreto - masculino – de 18 a 50 anos / Ensino Fundamental e experiência na função – 6 vagas

Atendente de cadastro - feminino - de 22 a 36 anos / Ensino Médio – 3 vagas

Atendente de lojas e mercados – ambos os sexos - de 18 a 55 anos / Ensino Médio e conhecimento básico em Corel – 1 vaga

Auxiliar de cozinha – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 2 vagas

Auxiliar de lanchonete – ambos os sexos - de 18 a 50 anos / Ensino Fundamental e experiência na função – 1 vaga

Auxiliar de limpeza – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Fundamental e experiência na função – 1 vaga

Auxiliar de serviços gerais – ambos os sexos - de 40 a 55 anos / Ensino Fundamental e experiência na função – 1 vaga

Chefe de confeitaria – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Médio e experiência de 2 anos na função – 2 vagas

Chefe de cozinha – ambos os sexos - de 22 a 45 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Comunicação visual – ambos os sexos - de 18 a 55 anos / Ensino Médio e experiência na função – 1 vaga

Cozinheiro geral – ambos os sexos - de 20 a 50 anos / Ensino Fundamental e experiência na função – 3 vagas

Cozinheiro – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Cozinheiro – ambos os sexos - de 25 a 50 anos / Ensino Fundamental, experiência na função e conhecimento em comida italiana será diferencial – 4 vagas

Cozinheiro de restaurante – ambos os sexos - de 30 a 50 anos / Ensino Médio, cursos específicos na área e experiência de 1 ano na função – 2 vagas

Cuidador de idosos – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 5 vagas

Enfermeiro – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Superior, cursos específicos na área e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Fisioterapeuta – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Superior e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Garçom (serviços de vinhos) – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Superior e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Gerente administrativo – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Superior e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Limpador - masculino - de 20 a 55 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 5 vagas

Mecânico de motores à diesel - masculino - de 25 a 55 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 5 vagas

Motorista de ônibus urbano – ambos os sexos - de 25 a 59 anos / Ensino Fundamental, CNH Cat. D e experiência de 1 ano na função – 15 vagas

Nutricionista – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Superior e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Operador de caixa – feminino - de 35 a 50 anos / Ensino Médio e experiência na função – 10 vagas

Operador de loja - masculino - de 25 a 45 anos / Ensino Médio e experiência na função – 10 vagas

Operador de loja (intermitente) - ambos os sexos – de 18 a 40 anos / Ensino Médio e experiência na função – 20 vagas

Pizzaiolo - masculino - de 25 a 55 anos / Ensino Médio e experiência na função – 1 vaga

Porteiro de edifícios - masculino - de 25 a 60 anos / Ensino Fundamental e experiência na função – 1 vaga

Terapeuta ocupacional – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Superior e experiência de 1 ano na função -1 vaga

Vendedor – ambos de sexos - de 18 a 38 anos / Ensino Médio, conhecimento em Informática e experiência na função – 3 vagas

Vendedor de comércio varejista - masculino - de 25 a 55 anos / Ensino Médio e experiência na função – 1 vaga

Vendedor externo – ambos os sexos - de 29 a 55 anos / Ensino Médio e cursos específicos na área – 1 vaga

Vendedor externo – ambos os sexos - de 18 a 38 anos / Ensino Médio, conhecimento em Informática e experiência na função – 1 vaga

Vigia - masculino - de 22 a 55 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 3 vagas

Vigia - masculino - de 25 a 60 anos / Ensino Fundamental, CNH cat. AB e experiência na função – 5 vagas

Neste sábado, será a vez de Leci Brandão e Baile Charme de Madureira

A Praça da Liberdade recebeu na noite de sexta-feira (18), o show do rapper MVBill. A apresentação foi um sucesso e faz parte da programação da décima Festa Afro Ubuntu, promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Proteção à Igualdade Racial (Compir).

"O Ubuntu está sendo um sucesso com os petropolitanos prestigiando os shows e apresentações culturais. Temos que agradecer ao Felipe Graciano e Rafaela Máximo do Copir, a Karol Cerqueira do gabinete do prefeito e o apoio da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Saúde, da Comdep e de todas as secretarias que estão unidas ajudando a promover esta linda festa de exaltação do povo negro da nossa cidade", disse a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

Neste sábado (19), sobe ao palco a sambista Leci Brandão, às 19h. A partir das 20h30 tem a apresentação do Baile Charme de Madureira.

Também acontece às 16h30, o concurso Beleza Negra 2022 promovido por Teresa Scherer. A programação completa está disponível no site da Prefeitura e também nas redes sociais.

O primeiro do Dia D da campanha Novembro Azul, de conscientização ao câncer de próstata, acontece neste sábado (19), em oito postos de saúde do município. Na ação, realizada pela Prefeitura, através do Programa de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde, palestras abordando diferentes temas relacionados ao público masculino, assim como realização de testes rápidos, como de ISTs estarão sendo ofertados.

Nesta primeira mobilização estarão incluídos os PSFs do Vale do Carangola, Secretário, Nova Cascatinha, São João Batista, Brejal, Alto da Serra, Vale das Videiras e Posse. O horário de funcionamento será de 8h às 16h e envolve ainda as equipes da Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Nasf. Durante todo o sábado, serão oferecidos ainda testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis, atendimento odontológico, atualização do cartão de vacina do homem e passadas orientações sobre planejamento familiar.

“Nossa intenção é que no próximo ano a campanha seja ainda maior, pois, só assim conseguiremos alcançar o maior número de homens, que nesta ação são o nosso público alvo. É fundamental levar informação, orientação e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e dos cuidados com a saúde de uma maneira geral”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Desde o início da campanha, em 4 de novembro, já foram realizados 140 atendimentos do público masculino, principalmente em mobilizações realizadas ao longo da última semana, em empresas privadas, onde os homens eram a maioria. Porém, o secretário de saúde Marcus Curvelo, destaca que durante todo o ano as equipes da Secretaria de Saúde realizam uma série de ações que contribuem de forma direta ou indireta para a saúde do homem.

“Nesse momento, elas estão sendo intensificadas, com uma mobilização maior nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família, onde os profissionais estão preparados e mostram a importância dos cuidados preventivos, que, inclusive, vão além do câncer de próstata”, frisa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

O próximo Dia D da campanha acontece em 26 de novembro e irá envolver 32 unidades, entre PSFs, UBSs e os Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont e o Centro de Saúde do Itamarati. Já no dia 27, será realizada a caminhada do Novembro Azul.