Governo

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Rubens Bomtempo

Prefeito

Rubens José de França Bomtempo (PSB) realiza sua quarta gestão como prefeito, empossado em 14 de dezembro de 2021. Os petropolitanos o reconduziram à Prefeitura na eleição do ano anterior, depois de Bomtempo ter governado a cidade de 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2013 a 2016.

Paulo Mustrangi

Vice-Prefeito

Paulo Mustrangi, bacharel em Direito pela UCP, foi prefeito de 2009 a 2012. Presidiu, antes, o Sindicato dos Bancários e a Câmara de Vereadores, além de ter sido deputado estadual.

Empresário do ramo de massas artesanais, foi secretario municipal de Obras, Habitação e Regularização Fundiária e de Serviços, Segurança e Ordem Pública de dezembro de 2021 a abril de 2022.

Luciane Bomtempo

Secretária-Chefe de Gabinete

Jornalista e advogada, exerceu o cargo de 2001 a 2004 e de 2013 a 2016. Preside pela segunda vez o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), tendo presidido também o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim).

Miguel Barreto

Procurador-Geral

Advogado e professor universitário, leciona na Escola de Prerrogativas da seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), é doutorando em Direito na Universidade Veiga de Almeida (UVA) e autor de livros e artigos jurídicos.

Ramon Mello

Secretário de Administração e de Recursos Humanos

Advogado e professor, foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa. Teve atuação destacada na elaboração de projetos de lei e no acompanhamento de temas relacionados a administração e orçamento público, tributação e desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.

Paulo Roberto Patuléa

Secretário de Fazenda

Economista e contabilista há mais de 55 anos, foi secretário de Fazenda de 2001 a 2008 e 2013 a 2016. Conduziu a modernização dos códigos de Posturas e Tributário, a conquista da independência financeira da Prefeitura e a desburocratização de serviços – ações que renderam premiações a Petrópolis pelo empreendedorismo e exemplo de gestão fiscal.

Fernando Araújo

Secretário de Assistência Social

Profissional de tecnologia da informação, foi professor do Senai e empresário de informática. Na Prefeitura, foi assessor de TI e de Defesa Civil, coordenador da Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta e subsecretário de Fazenda. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e presidiu a Associação de Moradores da Rua Capitão Paladine

Gil Kempers

Secretário de Proteção e Defesa Civil

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, é graduado em Física. Tem especializações em Gestão Integrada de Desastres por Sedimentos (Japão) e em Sistemas de Alerta e Alarme Antecipados (Espanha). Formado no Curso de Nivelamento de Sistemas de Alerta e Alarme, comandou o 15° Grupamento de Bombeiro Militar (Petrópolis e Três Rios), em 2019 e 2020.

Adriana de Paula

Secretária de Educação

Servidora da Prefeitura desde 2004, é graduada em Pedagogia e especializada em gestão. Ingressou no magistério público na Escola Municipal Dom Manoel Pedro de Cunha Cintra, bairro Carangola, ocupando, posteriormente, cargos de gerenciamento. De 2013 a 2016, foi diretora de Recursos Humanos e do Centro de Capacitação da Secretaria de Educação.

Marcus Curvelo

Secretário de Saúde

Com formação em finanças e especialização em gestão, foi secretário de Saúde da Prefeitura em 2016 e ex-diretor do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp. Presidiu o Conselho Municipal de Saúde e foi secretário da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Na Prefeitura, implantou academias públicas de ginástica e o terceiro turno em unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Almir Schmidt

Secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública

Professor de Química em instituições públicas e privadas de Petrópolis e da cidade do Rio de Janeiro, durante 37 anos, exerce postos de gestão na Prefeitura desde 1993. Foi superintendente de Esportes e Lazer, diretor de Apoio Técnico da Secretaria de Educação, secretário-chefe de Gabinete e secretário de Meio Ambiente, de Planejamento e de Obras.

Carlos Alberto Muniz

Secretário de Meio Ambiente

Vice-prefeito do Rio de Janeiro de 2009 a 2012, foi também secretário do Meio Ambiente da cidade de 2009 a 2016. Presidiu a Fundação Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Feema, atual Inea) de 1987 a 1990. Estudou Engenharia na Universidade do Brasil (atual UFRJ) e Economia e Planejamento na Universidade de Sorbonne (Paris).

Marcus Vinicius de São Thiago

Secretário do Governo

Advogado, atuou na área educacional (até 2000) e, na Prefeitura, já ocupou os cargos de secretário de Administração (entre 2001 e 2002), secretário de Governo (de 2002 a 2004), presidente da Fundação de Cultura e Turismo (de 2005 a 2008) e procurador-geral do município (2013 a 2016).

Silvia Guedon

Secretária de Turismo (Turispetro)

Administradora de empresas e cerimonialista, trabalhou em comércio exterior e hotelaria, além de ter acumulado experiência na administração pública. Exerceu diversas funções na Prefeitura, como chefe de Cerimonial, relações públicas, assessora especial para captação de recursos pela Lei Rouanet e diretora de Desenvolvimento Econômico.

Rafael José Simão

Secretário de Desenvolvimento Econômico

Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, é especialista em gestão integrada e estratégica de desastres. Comandou o 15º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM), de Petrópolis e Três Rios, e encerrou a carreira na corporação como comandante na Região Serrana. Na Prefeitura, foi secretário de Proteção e Defesa Civil, de Meio Ambiente e de Segurança Pública.

Diana Iliescu

Presidente do Instituto Municipal de Cultura

Cineasta, tem premiações em direção e produção e experiência acumulada também na realização de mostras de cinema, peças de teatro, exposições e intervenções urbanas. Presidiu o Conselho Municipal de Cultura, em 2020 e 2021, e foi representante da Região Serrana no Conselho Estadual de Políticas Culturais do Estado do Rio de Janeiro.

Administração Vinculada

Claudinei Constantino Portugal

Diretor-Presidente do INPAS Servidor municipal, formado em Direito, presidiu o instituto de 2009 e 2012 e a Associação dos Institutos de Previdência do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj). Foi diretor da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, gerente de trânsito da CPTrans e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa

Thiago Galheigo Damaceno

Diretor-Presidente da CPTrans Vereador em dois mandatos – 2009 a 2012 e 2013 a 2016 –, destacou-se por priorizar em sua atuação a abordagem das necessidades dos petropolitanos mais pobres. Coordenou a revisão do Plano Diretor, que traça linhas estratégicas para o desenvolvimento urbano e econômico do município. No segundo mandato, foi líder da bancada do governo.