Planos de Contingência

Planos de Contingência

Os Planos de Contingência Municipal de Petrópolis são elaborados para o enfrentamento de emergências e desastres provocados por fenômenos hidrológicos (inundações, alagamentos e enxurradas), geológicos (movimento de massa) e meteorológicos (tempestades: granizo, vendaval e chuvas intensas). Tais ameaças estão inseridas na Categoria Natural da Classificação e Codificação Brasileira de Desastres – COBRADE.

É importante destacar que apesar do foco e atualização compreenderem o período de verão, onde os referidos fenômenos são mais recorrentes, o planejamento apresentado é destinado às emergências e desastres em qualquer período do ano.

Os planos estabelecem os protocolos e procedimentos a serem adotados pelos órgãos municipais envolvidos, direta ou indiretamente, na resposta às emergências e desastres causados, principalmente por chuvas intensas, no município de Petrópolis. Eles têm como foco as ações municipais e que as demais esferas de governo complementarão as ações em seus níveis operacionais.

O documento apresenta, estrategicamente, uma estrutura operativa que direciona as ações em situação de emergência e estabelece procedimentos a partir dos avisos de alerta que ensejam mudanças dos estágios operacionais das equipes de primeira resposta e de auxílio à população vitimada, assim como às ações de reabilitação dos cenários e de minimização de danos e prejuízos.


Plano Verão 2023/2024:


Plano Inverno 2023:


Anos Anteriores