Segunda, 28 Agosto 2023 10:36

Estudantes da rede municipal alcançam índice de 84% de nutrição adequada em Petrópolis

A conscientização sobre a importância da alimentação saudável faz parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, nas escolas municipais. As palestras e atividades abordam questões relacionadas à obesidade, baixo peso em crianças e adolescentes, entre outros temas. Só este ano, mais de 5,3 mil estudantes de 36 centros de Educação Infantil e 20 escolas da rede municipal participaram das atividades.

O principal objetivo dessas ações é envolver as famílias dos alunos, incentivando a adoção de hábitos alimentares saudáveis e promovendo uma abordagem completa e integrada. Durante as visitas às escolas, as equipes constaram que 84% das crianças apresentam estado nutricional adequado (eutrofia), enquanto 6% estão com sobrepeso, 8% com obesidade, 1% em risco de sobrepeso, 1% com magreza e 13 casos de alunos com magreza acentuada. Estes já foram encaminhados para acompanhamento nas unidades de saúde.

“Ao compartilhar conhecimentos, realizar avaliações nutricionais e promover diálogos construtivos, essas iniciativas contribuem significativamente para uma educação mais completa, destacando a importância da alimentação saudável como base para o pleno desenvolvimento e aprendizado dos alunos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Programa de Saúde na Escola (PSE), a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) da Secretaria de Saúde e a Gerência de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação. Durante as visitas nas escolas, as equipes realizam a antropometria (medidas de altura e peso) dos alunos e alunas e diagnósticos de avaliação nutricional. Para os casos em que são identificados estudantes com índices elevados de obesidade ou magreza, estão sendo agendadas reuniões coletivas com os familiares para discutir a importância da saúde.

“Isso possibilita uma intervenção mais direcionada e eficaz. Essas discussões são importantes para promover mudanças positivas nos hábitos alimentares e no estilo de vida dos estudantes, contribuindo assim para a melhoria de sua saúde”, frisou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

Para a secretária de Educação, Adriana de Paula, o índice é um reflexo do esforço conjunto das famílias e escola. “Além de garantir o bem-estar de nossos alunos e alunas, essa conquista também coloca nossa cidade em um patamar elevado quando se trata de saúde e qualidade de vida”, destacou a secretária.