Governo

Rubens Bomtempo
Prefeito

Rubens José de França Bomtempo (PSB) realiza sua quarta gestão como prefeito, empossado em 14 de dezembro de 2021. Os petropolitanos o reconduziram à Prefeitura na eleição do ano anterior, depois de Bomtempo ter governado a cidade de 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2013 a 2016.

Antes da gestão atual, Rubens Bomtempo integrava a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ele exercia mandato de deputado estadual desde 1° de janeiro de 2021, graças à condição de suplente conquistada na eleição de 2018.

Bomtempo iniciou a vida pública nos anos 1990, como diretor do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp e, depois, vereador pelo PDT. Petropolitano nascido em 1962, casado, dois filhos, o prefeito é médico, a exemplo de seu pai, o ex-prefeito Rubens de Castro Bomtempo, cassado pelo ditadura militar em 1966.

O nome de Rubens Bomtempo é associado a diversas realizações. Entre elas, a abertura de escolas e postos de saúde, a criação do programa de segurança alimentar Cesta Cheia, a remodelação urbana do Centro e a construção do Terminal Rodoviário Governador Leonel de Moura Brizola.

O prefeito também viabilizou, em suas gestões anteriores, as parcerias que proporcionaram a Petrópolis a instalação de unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Administração Vinculada

Claudinei Constantino Portugal

Diretor-Presidente do INPAS Servidor municipal, formado em Direito, presidiu o instituto de 2009 e 2012 e a Associação dos Institutos de Previdência do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj). Foi diretor da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, gerente de trânsito da CPTrans e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa