Quinta, 04 Abril 2019 19:08

Inscrições abertas para Curso de Mediação Escolar

Iniciativa do programa Municipal de Pacificação Restaurativa em parceria com a Secretaria de Educação

Integrantes das equipes gestoras das unidades educacionais da rede municipal de Educação já podem se inscrever para o curso de Mediação Escolar que vai ocorrer até julho, uma iniciativa do programa Municipal de Pacificação Restaurativa em parceria com a Secretaria de Educação. Os interessados devem se inscrever através do telefone 2246-6006 até o dia 8 de abril.

A ação segue as diretrizes do Plano Municipal de Educação que visa a promoção de iniciativas de combate à violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à capacitação de educadores para detecção dos sinais de suas causas, como a violência doméstica.

O Programa Municipal de pacificação Restaurativa foi criado em 2017 em Petrópolis e já conquista bons resultados nas escolas onde já foi implantado. Através da medicação de conflitos, as relações no ambiente escolar melhoraram. Os estudantes se sentem mais seguros e se aproximam dos gestores e isso faz toda a diferença na rotina escolar. O curso é uma ótima oportunidade para as equipes gestoras das instituições.

Segundo o calendário do curso, o encontro para a apresentação da promoção do programa será realizado no dia 9 de abril. O segundo dia de formação será no dia 7 de maio, o terceiro no dia 6 de junho e o quarto no dia 4 de julho. Os encontros serão na Casa da Educação Visconde de Mauá.

"A capacitação dos gestores e professores mostra que o município já entendeu a importância do trabalho da cultura da paz. O programa vem cumprindo as metas do plano municipal expandindo cada vez mais as ações pacificadoras nas unidades da rede. Com o programa trabalha no combate ao bullying e violência", diz a coordenadora do Programa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho.

Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso, por isso é importante que os interessados se inscrevam. Oportunidade para conhecer melhor o programa as formas de mediação que poderão beneficiar a comunidade escolar onde o profissional atua.