Terça, 09 Abril 2019 19:33

Gestores da Secretaria de Educação participam de capacitação de Mediação Escolar

Começou nesta terça-feira (09.04) o curso de capacitação de Mediação Escolar, oferecido pelo Programa de Pacificação Petrópolis da Paz em parceria com a Secretaria de Educação. Cerca de 90 profissionais das equipes de gestores da rede municipal se inscreveram e foram divididos em três turmas. Os encontros serão periódicos no primeiro e segundo semestre na Casa da Educação. O curso visa, até o fim do ano, implantar a mediação de conflitos em todas as unidades municipais de ensino.

A capacitação ocorre em diversas etapas, entre elas o curso online de “Introdução à Mediação de Conflitos”, explanações teóricas, reuniões com dinâmicas, discussões, trocas de experiências, roda de conversa com mediadores do Petrópolis da Paz e apresentação da vivência do projeto piloto de Mediação Escolar que acontece desde o ano passado em quatro escolas da rede. Nessas unidades a mediação já é uma prática. Os alunos mediam conflitos entre pares, além de já apresentarem resultados nos trabalhos realizados com habilidades sócio emocionais.

“A escola que eu trabalho oferece educação integral, dentro da unidade temos situações de conflitos. Com esta formação que está sendo oferecida é uma oportunidade para as equipes de gestores se capacitarem para solucionarem o problema da forma correta. É enriquecedor para o nosso trabalho, é bom para escola, para equipe e principalmente para os alunos”, contou a Diretora Adjunta da Escola Municipal Johann Noel, Monique do Vale.

Segundo a pedagoga e psicóloga e responsável pelo Departamento da Mediação Escolar, Vanessa Siqueira, o Programa Petrópolis da Paz quer atender a toda a rede. “Queremos disseminar a cultura da paz nas unidades escolares com a colaboração dos gestores. É um grande desafio ampliar a mediação, mas acreditamos no sucesso do resultado. Ficamos muito felizes com a participação e colaboração de todos para que tudo aconteça”, disse.

“A atuação do Programa nas comunidades escolares, começa a apresentar resultados positivos. A mediação escolar movimenta o corpo docente, os alunos e familiares. É um trabalho em conjunto com práticas restaurativas que melhoram todas as relações”, destacou coordenadora do programa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho.