Terça, 09 Abril 2019 19:39

Atendimento aos charreteiros no Espaço do Empreendedor é estendido até sexta-feira

O atendimento especial para os charreteiros vai seguir até sexta-feira (12.04) no Espaço Empreendedor, de 10h às 17h, na Av. Barão do Rio Branco. A extensão dos serviços busca facilitar o cadastramento dos profissionais que realizavam a atividade - que foi encerrada após votação em um plebiscito. Órgãos públicos e parceiros estão disponíveis para intermediar vagas para o mercado formal, ajudar na abertura de negócios e no acesso a financiamentos, além de cursos de requalificação profissional, estágios em empresas e formação educacional. A tração animal foi encerrada com 117.113 mil votos – o equivalente a 68,57% dos eleitores petropolitanos – em votação realizada no ano passado – e a atividade foi extinta por decreto  em 29 de março.

O atendimento começou nesta terça-feira (09.04), mas nenhum charreteiro procurou pelos serviços oferecidos. Por isso, a ação, que é a porta de entrada para que os profissionais e familiares sejam atendidos em todos os programas disponíveis vai continuar ao longo da semana. Os charreteiros foram comunicados da ação por correspondência em mãos, por telefone e por e-mail.

As possibilidades atendem também seus familiares, com oportunidades de estágios e de qualificação. Participam representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Serviços e Ordem Pública, Secretaria de Assistência Social, além da AgeRio e do CIEE.

Os charreteiros podem procurar pelo suporte na formação de currículos e envio a empresas, com a prefeitura intermediando a busca de vagas – de acordo com o perfil de cada um.  Alguns deles já se anteciparam e recorreram ao governo interessados em vagas em empresas de transporte urbano, inclusive. Outra ação disponível será intermediar junto a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Age-Rio) microcrédito que pode chegar a R$ 15 mil (divididos em várias etapas conforme o negócio for evoluindo).

Também é uma opção a cessão de comércio ambulante. Representantes da Secretaria de Serviços e Ordem Pública (SSOP) também estarão no Espaço Empreendedor para apresentar como funciona a concessão.

A prefeitura vai dar celeridade a qualquer escolha dos charreteiros. Cada caso será atendido individualmente, levando em consideração o desejo e o interesse de cada um deles.

O Detra mostra como abrir seu próprio negócio e ainda como se tornar Microempreendedor Individual (MEI), atividade que vem se desenvolvendo no município. Além disso, serão oferecidas vagas de informática, nível básico, nos Centros de Inclusão Digital (CIDs) e educação orçamentária no Centro de Excelência e Referência Tecnológica (CERT) podendo ser aberta uma turma especial.

A Prefeitura também coloca à disposição dos charreteiros e suas famílias o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) para quem quiser melhorar sua formação educacional, completar estudos e ainda ter uma melhor qualificação para o mercado de trabalho. Vagas de estágio serão oferecidas por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) aos filhos de charreteiros.

Ações oferecidas aos charreteiros no Espaço Empreendedor:

- Intermediação junto às empresas para vagas de trabalho formal

- Cessão de licença para comércio ambulante

- Licenças de Microempreendedor Individual (MEI)

- Microcrédito (até R$ 15 mil) pela AgeRio

- Curso para abertura de negócios pelo Sebrae

- Vagas de estágio no CIEE

- Matrículas no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)

- Formação em informática básica nos CIDs

- Formação em educação orçamentária no CERT

ONG pode ficar com cavalos

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, organismo que reúne 117 ONGs de atenção aos animais, já assinalou que quer ficar com os cavalos que faziam o trabalho nas vitórias da cidade.  A possibilidade de adoção também está sendo apresentada aos charreteiros e a prefeitura vai intermediar para que seja feita de forma legal. São 37 animais que seguiriam para santuários e não seriam mais usados em trabalho de tração.