Quarta, 24 Abril 2019 19:03

Guarda Civil de Petrópolis é usada como referência para expansão do trabalho em Vassouras

O trabalho desenvolvido pela Guarda Civil de Petrópolis e a estrutura administrativa e da sede da corporação estão sendo usados como referência pela Guarda de Vassouras. Criada há pouco mais de três anos, a instituição do município do Centro-Sul fluminense quer expandir a atuação e buscou, por aqui, o conhecimento necessário para crescer. O superintendente de Ordem Pública da cidade, Ronivaldo Santana, e três agentes fizeram uma visita à sede e ao Centro Integrado de Operações de Petrópolis acompanhados do comandante da Guarda de Petrópolis.

Na visita, a delegação de Vassouras conheceu os trabalhos dos setores de ensino, projetos, comunicação, ouvidoria e corregedoria. Eles também tiveram uma apresentação do serviço do Grupamento de Ações com Cães, quando puderam conhecer a estrutura com baias, área de treinamento e base administrativa, e acompanhar uma demonstração de detecção. A intenção foi entender o que é feito no canil e poder implantar o mesmo tipo de serviço por lá.

“Hoje nós temos 16 agentes para atender uma cidade de 36 mil habitantes. Nosso objetivo é aumenta o efetivo para 60 homens e implantar também um canil no futuro. O que a gente conseguiu tirar daqui são as leis e projetos desenvolvidos aqui dentro e que cada área dentro da Guarda é cuidada por um agente capacitado para essa função, graduado. Queremos manter esse diálogo para crescer a nossa Guarda”, disse o superintendente de Ordem Pública de Vassouras.

Com esse número de agentes, a Guarda de Vassouras cuida do trânsito e fazem esquemas de segurança em eventos. Os agentes ainda realizam um trabalho de atendimento a crianças na escola ou junto ao Conselho Tutelar de lá, algo próximo do que é feito em Petrópolis na Ronda Escolar.

A Ronda Escolar foi um dos serviços que foi recuperado em Petrópolis. Em 2016, foram feitas menos de 450 visitas a escolas. Em 2017, esse número cresceu para mais de 1,2 mil. E ano passado foram 2 mil visitas.

O comandante ainda mostrou o Centro Integrado de Operações de Petrópolis, que conta com 56 câmeras espalhadas em 46 locais da cidade. As imagens são compartilhadas entre as forças de segurança do município (Guarda, Polícia Militar e delegacias) e ainda servem para a CPTrans, Defesa Civil e Bombeiros.