Quarta, 24 Abril 2019 19:03

CPTrans retoma testes de trânsito com mudanças na 13 de Maio e Montecaseros

Priorizando os pontos onde há maior volume de tráfego no horário de pico, a CPTrans retomou, nesta quarta-feira (24.04), os testes de trânsito nas ruas centrais da cidade, com foco em pontos de escoamento como a 13 de Maio e Montecaseros. Entre 16h30 e 19h30, agentes de trânsito estão orientando motoristas e fazendo o bloqueio de meio de pista com gradis. Na Rua 13 de Maio, a implementação das barreiras no meio da pista e consequente proibição de conversão à esquerda tem tornando o trânsito em direção aos distritos e Bingen mais tranquilo.

As intervenções ocorrem ao mesmo tempo em diversos pontos. Na Montecaseros, a presença de agentes em frente à Praça Oswaldo Cruz e na descida da Paulino Afonso tem impedido a realização de irregularidades na via, garantindo, assim, maior fluidez dos veículos. Não muito longe dali, no cruzamento das ruas Francisco Manuel com a Paulino Afonso, mais precisamente na Avenida Piabanha, outro agente puxa o fluxo de veículos para impedir retenções e manobras que atravancam o trânsito.

As mudanças acontecem em caráter experimental. O objetivo é garantir aumento da velocidade média dos ônibus, diminuindo o tempo de viagem para o trabalhador chegar na sua casa para descansar.

Outro ponto que tem recebido atenção é próximo ao Palácio de Cristal, também na Avenida Piabanha. Local que conta com cruzamento para a Alfredo Pachá de veículos que seguem dos distritos, por exemplo, o ordenamento nessa área também tem trazido bons resultados para o trânsito da cidade. Já no início da Barão, logo no cruzamento, um outro agente é disponibilizado para garantir a fluidez de veículos da Rua Padre Siqueira e 13 de Maio.

A 13 de Maio é um dos pontos que mais apresentou resultado positivo. A implementação de gradis, impedindo o cruzamento à esquerda, gera melhor fluidez e isso é importante porque esse é um dos principais pontos de escoamento da cidade.

O objetivo das intervenções é dar maior fluidez ao trânsito, aumentando a constância com que os veículos trafegam, chegando mais rápido aos seus destinos. São mudanças pontuais, que, juntas, deverão beneficiar os itinerários de 170 linhas de ônibus em diversos sentidos. As mudanças acontecem de segunda a sexta-feira, exceto feriados, entre 16h30 e 19h30.