Segunda, 12 Junho 2023 09:15

Conferência de Assistência Social: inscrições abertas para delegados e conselheiros

A XIV Conferência Municipal de Assistência Social já tem data: dias 16, 17 e 21 junho. E as inscrições estão abertas. Tanto para ser delegado da conferência, quanto para ser conselheiro no biênio 2023-2025.

O último dia para se inscrever (para delegado e para conselheiro) é a próxima segunda-feira (12), das 10h às 15h, na sede do Conselho Municipal de Assistência Social (Rua 16 de Março, 183, 2º andar, Centro).

“A conferência e o Conselho Municipal de Assistência Social são espaços de discussão, de participação popular. Poder público e sociedade civil debatem ali juntos as políticas públicas da cidade na área da assistência social. Ninguém faz nada sozinho. Por isso, é fundamental que todos participem”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O tema da conferência neste ano é: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e os SUAS que queremos!”.

A conferência será promovida pela Prefeitura e pelo conselho. Todos os detalhes da conferência foram publicados no Diário Oficial do dia 15 de maio: regimento interno completo; dia, hora e local de cada atividade; e orientações de como participar.

“Para garantir a participação de mais pessoas, tanto na conferência quanto no conselho, as inscrições foram prorrogadas. Iam até o dia 31 de maio, mas o Conselho Municipal de Assistência Social deliberou pela prorrogação do prazo. Segunda-feira (12) é o último dia. Importante que todos participem”, disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.

Inscrições

Orientações para se inscrever (tanto para delegado da conferência, como para conselheiro no biênio 2023-2025):

• Cada entidade candidata pode inscrever 1 representante titular e 1 suplente. Para isso, deve apresentar no ato da inscrição: ofício da entidade assinado por seu representante legal; as indicações do titular e do suplente, com o CPF dos dois; cópia do Estatuto (registrado em cartório); cópia da ata de eleição da atual diretoria (registrada em cartório)
• No caso da inscrição para ser conselheiro, é preciso também: participar de toda a conferência (o que vai ser confirmado nas listas de presença); apresentar, no ato da inscrição, além da documentação exigida no tópica acima, ofício dirigido à presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, assinado por seu representante legal, manifestando sua intenção de concorrer à vaga de conselheiro

Já as inscrições para participantes e convidados (sem direito a voto) podem ser feitas no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) até o dia 15 de junho.

Quando e onde

Serão 3 dias de Conferência Municipal de Assistência Social:

• 16 de junho (das 18h às 20h): no Instituto Teológico Franciscano (Rua Coronel Veiga, 550)
• 17 de junho (das 9h às 17h30): no Instituto Teológico Franciscano (Rua Coronel Veiga, 550)
• 21 de junho (às 9h30): na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta (Avenida Koeler, 260, Centro – na sede da Prefeitura), quando serão eleitos os novos membros do conselho representantes da sociedade civil