Quarta, 01 Novembro 2023 10:52

Petrópolis com mais de 65 mil empregos com carteira assinada pelo terceiro mês seguido

Petrópolis segue com números positivos de empregos formais. Pelo terceiro mês seguido, a cidade registra mais de 65 mil empregos com carteira assinada.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado na segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho.

Em dezembro de 2021, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, eram 60.254 empregos formais na cidade. Hoje são 65.367. Um crescimento de quase 9% em menos de 2 anos.

“A Prefeitura vem realizando 174 obras de grande e médio porte desde 2022. Essas obras, além de reconstruir Petrópolis e deixar a cidade mais segura, movimentam a nossa economia, geram empregos. Nas contenções que estamos fazendo no Morro da Oficina, por exemplo, trabalhadores precisaram ser contratados para aquelas obras. Esses trabalhadores acabam comprando no comércio local e assim por diante”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Saldo positivo todo mês

Os dados do Caged mostram que, desde abril de 2022 (mês seguinte ao último desastre das chuvas), Petrópolis vem tendo saldo positivo (mais admissões do que desligamentos) todo mês.

A única exceção foi janeiro deste ano, quando o saldo foi negativo (-152). Lembrando que janeiro, historicamente, tem números ruins, por conta da desmobilização do comércio no pós-Natal. Nos outros 18 meses do período (abril de 22 a setembro de 23), sempre houve mais contratações do que demissões.

“Além da questão das obras da Prefeitura, que movimentam a economia e geram empregos, é importante destacar o ambiente. A Prefeitura reestruturou as áreas de desenvolvimento econômico e de fazenda. Vemos isso nos processos de incentivos fiscais e de emissão de alvarás. Uma agilidade muito maior do que a que havia nos 4, 5 anos anteriores. Tivemos uma volta dos serviços públicos atuando de forma mais eficiente. Isso tudo faz com que o empreendedor tenha mais interesse em investir na cidade. A realização do Petrópolis Business é uma demonstração dessa retomada de um bom ambiente de negócios. Fora isso, a Prefeitura vem se aproximando das indústrias de Petrópolis. Prova disso foi o anúncio de um pacote de obras na Duarte da Silveira e no Bingen. Obras de urbanização, que vão otimizar a logística, a chegada de caminhões das indústrias que já estão instaladas e também das que venham a se instalar aqui”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Damaceno.