Segunda, 04 Dezembro 2023 09:41

Petrópolis com mais de 65 mil empregos com carteira assinada pelo quarto mês seguido

Petrópolis segue com números positivos de empregos formais. Pelo quarto mês seguido, a cidade registra mais de 65 mil empregos com carteira assinada.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta semana pelo Ministério do Trabalho, referentes ao mês de outubro.

Em dezembro de 2021, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, eram 60.254 empregos formais na cidade. Hoje são 65.641. Um crescimento de quase 9% em menos de 2 anos.

“A cidade está em reconstrução, em recuperação. E isso se reflete no número de empregos formais. A Prefeitura devolveu o Palácio de Cristal à cidade, depois de 3 anos fechado para obras. Isso tem impacto no turismo, que emprega muita gente. Fora isso, a Prefeitura está com 174 obras de grande e médio porte pela cidade, sendo a maioria de contenção. Essas obras geram muito emprego também, porque muitos trabalhadores precisam ser contratados para essas contenções”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Saldo positivo todo mês

Os dados do Caged mostram que, desde abril de 2022 (mês seguinte ao último desastre das chuvas), Petrópolis vem tendo saldo positivo (mais admissões do que desligamentos) todo mês.

A única exceção foi janeiro deste ano, quando o saldo foi negativo (-152). Lembrando que janeiro, historicamente, tem números ruins, por conta da desmobilização do comércio no pós-Natal. Nos outros 19 meses do período (abril de 22 a outubro de 23), sempre houve mais contratações do que demissões.

Em outubro deste ano (último do balanço do Caged), o saldo foi de +288.

“Os números do Caged são muito bons para Petrópolis. Em vários pontos. São as 65 mil carteiras assinadas, é o saldo positivo em 19 dos últimos 20 meses, é o acumulado. Nesse período de quase 2 anos, Petrópolis teve 5.387 mais contratações do que demissões”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Damaceno.

Outras cidades

Ao todo, em 2023, Petrópolis teve um saldo positivo de + 1.858 empregos. Outros municípios da região tiveram números menores no mesmo período: Nova Friburgo (+ 1.125) e Teresópolis (+ 962).