Terça, 02 Abril 2024 11:20

Prefeitura e CEF buscam liberação de FGTS para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Representantes da Prefeitura e da Caixa Econômica Federal vêm se reunindo, desde a semana passada, para alinhar a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os moradores das áreas atingidas pelas chuvas do fim de março.

É o Saque Calamidade: modalidade de saque prevista pela Caixa para cidades que tenham sofrido desastre natural.

“Logo no dia seguinte às chuvas daquela sexta-feira, 22 de março, já decidimos pela decretação da situação de emergência em Petrópolis. A situação de emergência já foi reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e também pelo Executivo estadual. E isso possibilita a liberação do FGTS para os moradores das áreas atingidas. Tenho certeza de que será uma ajuda importante para quem teve prejuízos com as chuvas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS do trabalhador na data da solicitação (limitado a R$ 6.220).

“Estamos desde o dia 23, dia da decretação da situação de emergência, em conversa com o Ministério Público Federal e a Caixa Econômica. Tenho certeza que essa liberação vai acontecer. Agora, estamos nos trâmites burocráticos para viabilizar isso. Uma das questões que estamos ajustando, por exemplo, é a área de abrangência. Estamos tentando viabilizar a liberação do FGTS por bairro, e não por rua, para facilitar o processo. Após as reuniões com a Caixa, a Prefeitura já enviou as documentações necessárias e os bairros atingidos”, disse o secretário de Defesa Civil, Rafael Simão.

A orientação é para que a população siga acompanhando a Prefeitura no site (www.petropolis.rj.gov.br) e no Instagram (@petropolis_pmp). Assim que a liberação for confirmada, as orientações aos beneficiários serão divulgadas nesses canais.