Qual a importância?

Imprimir

A Defesa Civil trabalha no sentido de evitar, prevenir ou minimizar as conseqüências dos eventos desastrosos e para que este trabalho seja oferecido num curto espaço de tempo, da forma mais humana e eficiente possível, o serviço do voluntariado é de extrema importância.

Leia mais:Qual a importância?

O que é

Imprimir

Conforme definição da Organização das Nações Unidas (ONU), “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos...”, em outras palavras, é a pessoa que realiza determinada ação de livre e espontânea vontade no auxílio ao seu Próximo.

Leia mais:O que é

Capacitação de Professores

Imprimir

A Prefeitura promoveu, em 2015, o I Curso Básico de Capacitação para Professores em Proteção e Defesa Civil – gratuito e pela internet. Foram 42 professores formados neste primeiro ano do curso. Eles aprenderam noções básicas de Defesa Civil e o que fazer antes, durante e depois de chuvas fortes. O curso voltará a ser oferecido em 2016.

A proposta é que os professores repassem aos alunos, em sala de aula, esse conhecimento que aprenderam. Assim, as crianças e os adolescentes de Petrópolis pensarão, desde cedo, sobre o papel de cada cidadão na prevenção de desastres naturais.

O curso foi promovido após a inclusão, em dezembro de 2014, da temática da Defesa Civil no currículo escolar da rede municipal – conforme decreto municipal 622, assinado pelo prefeito Rubens Bomtempo em 17 de dezembro de 2014.

Carga horária e módulos – Os professores que concluem o curso, que tem carga horária de 25 horas, recebem certificado da Secretarias de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Educação.

O curso é dividido em quatro módulos: Conceitos Básicos em Proteção e Defesa Civil; Ciclo de Redução de Riscos de Desastres (RRD); Ações de Proteção e Defesa Civil; e Plano de Ação e Segurança Escolar (Pase).

O curso é desenvolvido através de fóruns de discussão, avaliações, biblioteca complementar, indicação de sites referentes aos assuntos abordados, apresentações e propostas pedagógicas para serem aplicadas em sala de aula.