Sexta, 13 Janeiro 2017 19:06

Ônibus de segurança entra em operação

Após três anos e meio sem uso, prefeitura consegue peça que vai permitir que o equipamento seja utilizado

Carro com câmeras e sistema de reconhecimento facial ficará na Praça da Águia, perto da Fundação da Cultura

O governo Bernardo Rossi vai garantir mais segurança aos petropolitanos. O ônibus do programa “Crack, é possível vencer” finalmente entrou em operação nesta quinta-feira (12.01), após ficar três anos e meio estacionado no pátio da Defesa Civil. O equipamento, que custou R$ 2 milhões, investimento do governo federal, chegou ao município em maio de 2013 e estava parado porque a antiga gestão nunca providenciou um software de gravação de apenas R$ 1.400,00. Com menos de duas semanas à frente da administração, o prefeito conseguiu a doação da peça, e agora o equipamento vai ajudar a coibir, principalmente, o uso de drogas no entorno da Fundação de Cultura.

O ônibus ficará na Praça Visconde de Mauá, a Praça da Águia, 24 horas por dia, sete dias por semana. O local há anos é alvo de reclamação de moradores, freqüentadores do Centro de Cultura e turistas por ter se tornando espaço para uso de drogas. A meta é inibir estes delitos, furtos e ainda depredação do patrimônio como as pichações.

O ônibus é equipado com oito câmeras: três internas, duas em cada lateral e mais uma que fica no teto do carro e pode ser içada a 11 metros de altura. Essa câmera pode captar imagens a 300 metros de distância. Ele vai inibir a prática de delitos leves, como tráfico de drogas, furtos e assaltos.

“A simples presença do ônibus já inibir esses pequenos delitos. A câmera faz o monitoramento e identificação. Se alguém que cometeu crime for flagrado pelas câmeras, isso será informado aos órgãos competentes”, explica Djalma Januzzi, futuro secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, pasta que será instalada com a reforma administrativa. 

O uso desse ônibus já será visto neste fim de semana, durante a primeira edição da feira de cervejas artesanais “Deguste”. O presidente da Fundação de Cultura, Leonardo Randolfo, ressaltou o aumento de segurança no local com o novo equipamento.

“Vamos agir com inteligência para resolver esses problemas. É importante nesse momento essa parceria com o secretário Djalma porque percebemos que a falta de gestão do governo passado trouxe oportunidade para traficantes e outros criminosos. A consequência é que aqui deixou de ser uma questão cultural e passou a ser de segurança, de assistência social, de educação”, comenta Randolfo.

Até então, o equipamento apenas filmava, sem gravar. Isso porque o software necessário para registrar as imagens nunca foi comprado pela gestão anterior. Por isso, ele só foi utilizado uma vez, em julho do ano passado, na passagem da tocha olímpica por Petrópolis. Essa peça só chegou agora, por articulação do novo coordenador de Segurança da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Maurício Borges.

“Nós conseguimos um doador para o software e agora vamos poder colocar o ônibus em operação. Quatro guardas vão trabalhar fazendo o monitoramento da região”, explicou Borges.

Emenda da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) de 2015 não foi investida pela gestão anterior.
Intenção é usar recursos para unificar centrais de monitoramento e quase quadruplicar quantidade de câmeras.

Uma verba de R$ 500 mil para videomonitoramento na cidade foi recuperada pelo prefeito Bernardo Rossi. Ela é fruto de uma emenda ao orçamento da União feita pela deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) em 2015, mas que jamais foi utilizada pela gestão passada. Com esse recurso, o município vai unificar as duas centrais de monitoramento existentes hoje, além de quase quadruplicar o número de câmeras de segurança pela cidade, chegando a 100 equipamentos.

O anúncio oficial ocorreu nesta quinta-feira (12.01), na sede da Guarda Civil, com a presença da deputada, do vice-prefeito, Baninho, dos secretários de Administração e Recursos Humanos, Marcos von Seehausen, e de Serviço, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi; do coordenador de Segurança Pública, Maurício Borges, do presidente da Câmara, Paulo Igor (PMDB) e Reinaldo Meirelles (PP).

O prefeito agradeceu a ajuda dada pela parlamentar e mostrou que, em pouco tempo, já conseguiu recuperar recursos que não foram utilizados e diversas obras que foram paralisadas por falta de pagamento de contrapartidas pelo município.

“Hoje, como nunca, precisamos arrumar a casa. E Brasília tem nos ajudado muito já. Em menos de duas semanas, já conseguimos recuperar a emenda parlamentar da deputada Cristiane Brasil, conseguimos a liberação de obras das quadras paradas no Morin e no Pedras Brancas, o dinheiro já está na conta, já falamos com a empresa que vai reiniciar a obra. Conseguimos os recursos do Prodetur (Programa de Desenvolvimento de Turismo), já iniciamos a obra do lado ímpar da Rua do Imperador. Mais de R$ 16 milhões da terceira fase de contenção de encostas, que inicia agora, semana que vem. Com articulação política e disposição para trabalhar, vamos tirar projetos que estavam parados e vamos fazer outros”, disse o prefeito.

A deputada Cristiane Brasil se colocou à disposição do prefeito para ajudar a trazer verbas federais para o município.

“Quero cumprimentar a todos aqueles que vestiram a camisa e suaram e estão hoje fazendo parte de uma nova história. Tenho muito orgulho de estar ajudando nesse novo momento em especial. Venho aqui prestigiar porque eu acredito muito nessa nova administração, fico feliz de ver o prefeito colocando os serviços em ordem. Vocês sabem que podem contar comigo, não só com emendas, mas buscando outros recursos”, declarou a deputada.

O vereador Meirelles destacou que a cidade vai precisar da atuação da deputada para ajudar a recuperar da situação financeira deixada pela gestão passada.

“Em 2014, apontei a necessidade do monitoramento em nosso município, que é precário e atrasado em relação a outras cidades até menores que a nossa. É um absurdo o patamar que estamos. A deputada Cristiane Brasil, petropolitana, tem vínculo grande com nossa cidade e prontamente se predispôs a fazer essa emenda, que foi liberada, acabou voltando para governo federal e agora foi recuperada pelo prefeito Bernardo Rossi”, afirmou o vereador.

O convênio com o Ministério da Justiça para liberação da verba foi realizado, mas o recurso foi perdido pela última gestão municipal, que não garantiu a contrapartida exigida ao município, de R$ 114 mil. Ao contrário, manteve apenas a quantidade de câmeras que cidade já tinha: 28 – a maioria sem funcionar.

Apenas 12 câmeras estão sendo utilizadas atualmente em duas centrais, uma na CPTrans e ou na Secretaria de Defesa Civil e Segurança Pública. A intenção agora é unificar essas duas centrais no prédio da Guarda Civil. Isso vai otimizar o trabalho, já que a central única deve contar ainda com pessoal da Guarda Civil, dos Bombeiros, da Defesa Civil e das polícias Militar e Civil. Todas essas forças de segurança vão contar com um número de câmeras quase quatro vezes maior do que o de hoje: 100. Elas vão ficar em locais como Quitandinha e Bingen (entradas da cidade), Centro, Alto da Serra, Itaipava, entre outros.

Prefeito anuncia novo chefe da Guarda Civil

No mesmo evento, o prefeito Bernardo Rossi anunciou o novo chefe da Guarda Civil: Jeferson da Costa Calomeni, que faz parte da instituição há 25 anos. Bernardo Rossi disse ao novo chefe que vai procurar se aproximar da Guarda e se reunir quinzenalmente com a corporação para tocar em frente os projetos da força de segurança. Calomeni agradeceu a predisposição do prefeito.

“A Guarda tem projetos, o que falta é boa vontade. Colocamos o ônibus de monitoramento para funcionar; temos o Propaz, que sempre nos fecharam a porta; temos um projeto do canil, com cães farejadores; os carros da ronda escolar, que agora foram para oficina, através da Secretaria de Educação. Precisamos de boa vontade política, e teremos isso agora”, afirmou o novo chefe da Guarda Civil.

Funcionários da Engelux seguem realizando a primeira etapa da obra de aterramento dos fios do lado ímpar da Rua do Imperador, no Centro. Ela teve início nessa semana, depois de oito anos de espera.  Nesse momento, está sendo feita ligação dos dutos subterrâneos com as lojas. Nesta quinta-feira (12.01), eles trabalharam próximo à agência “Petrópolis” da Caixa Econômica Federal (em frente ao Edifício Marchese) até a altura do Obelisco. A atual fase tem previsão de ser concluída em 30 dias.

Verba será usada nas áreas de Saúde, Educação e limpeza urbana.

Consignados e pensões alimentícias atrasados estão sendo acertados.

Recursos provenientes do programa de repatriação do governo federal recebidos pela prefeitura, que somam R$ 2,7 milhões, estão sendo usados para quitar parte das dívidas encontradas nas contas da prefeitura. A maior parte do montante – R$ 1,2 milhão - foi destinada à Saúde. A área de limpeza pública receberá um reforço de R$ 731 mil, o que cobre questões mais urgentes, como o vale transporte de funcionários da Comdep e o repasse de valores de pensões alimentícias descontadas em folha e não repassadas pela antiga administração da Companhia. Os recursos também ajudarão a garantir a merenda para alunos da rede pública de Educação.

“A Secretaria de Fazenda está verificando as contas e apuração do montante de dívidas. Paralelo a isso estamos estabelecendo prioridades e buscando sanar os débitos mais urgentes para garantirmos o funcionamento de todos os serviços básicos. Embora o rombo nas contas apurado até o momento seja muito maior, estes recursos da repatriação distribuídos já contribuem dando fôlego para acertarmos débitos mais urgentes”, avalia o prefeito Bernardo Rossi.

Do montante de R$ 1,2 milhão destinado à Saúde, a maior parte – R$ 908 mil - garantiu a quitação do 13º salário de 759 profissionais de saúde do Hospital Alcides Carneiro. Com outros R$ 316 mil a prefeitura irá quitar débitos referentes a parcelas de empréstimos consignados, descontados nos salários de servidores da área de Saúde e não repassados à Caixa Econômica Federal desde o mês de novembro. Levantamento feito pela Secretaria de Fazenda mostra que débitos referentes a parcelas de empréstimos consignados somam R$ 2,1 milhões.

A Secretaria de Educação, que acumula uma dívida de R$ 800 mil somente referentes à merenda, receberá R$ 200 mil dos recursos repatriados. O valor ajudará a sanar as dívidas o que permitirá a compra de merenda para abastecer 187unidades escolares.

“Os débitos apurados estão sendo levados ao prefeito Bernardo Rossi, que, com base nas análises dos técnicos da Secretaria, está definindo as prioridades a serem pagas”, explica o secretário de Fazenda, Heitor Luiz Maciel Pereira.

Os valores repatriados custearam ainda o pagamento de parte de uma nota fiscal à Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) no valor de R$ 545 mil. O valor foi usado pela Companhia para quitar débitos, entre os quais valores de pensão alimentícia descontados dos funcionários e não repassados e vale transporte. Outros R$ 186 mil serão destinados ao pagamento de uma parcela atrasada de contrato com a Agencia Estadual de Fomento (AgeRio) referente à compra de máquinas, caminhões e equipamentos em 2014.

“Este pagamento é importante, pois, sem ele a cidade pode ser inscrita no Cadin - Cadastro informativo de créditos não quitados”, explica o secretário de Fazenda Heitor Pereira, lembrando que assim como no Cadastro Único de Convênios (CAUC), a inclusão do nome da cidade no Cadin impede a chegada de recursos ao município.

Com base na orientação de técnicos da Secretaria de Fazenda, o prefeito Bernardo Rossi está definindo que outras dívidas poderão ser quitadas com recursos da repatriação.

Dados são apresentados em reunião na sede da prefeitura

O diagnóstico realizado pela atual gestão da Secretaria de Saúde aponta uma dívida de R$ 48 milhões no setor. Na longa relação de problemas há questões jurídicas como a multa de R$ 6,6 milhões decorrente do descumprimento de sentença em ação que argüiu o Sehac, a abertura da urgência e emergência do Hospital Alcides Carneiro, irregularidades na obra inacabada do Centro de Saúde ao custo de R$ 2,6 milhões, além do investimento de R$ 2 milhões na compra da Ressonância Magnética do Hospital Alcides Carneiro, que nunca funcionou por falta de funcionários. Erros jurídicos, operacionais e de gestão da administração passada são encontrados em todos os setores da Saúde.

A apresentação foi feita nesta quinta-feira (12.01) na sede da prefeitura, com a presença do prefeito Bernardo Rossi; do secretário de saúde do Estado, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, do secretário de Saúde, Silmar Fortes e parte da equipe dos principais setores da pasta.

“A Saúde, como todos os setores da administração pública municipal está em desordem. A gestão equivocada de governos anteriores fez virar uma bola de neve não apenas na parte econômica, onde há o casos financeiro,  mas também na operacionalização dos atendimentos à população. Nosso desafio é colocar a casa ordem para podermos avançar”, conclamou Bernardo Rossi.   

A gestão atual da Secretaria de Saúde começou sua administração esse ano com um déficit de R$ 2 milhões. Foi identificado um grande número de exames, consultas e procedimentos realizados mensalmente sem contrato em unidades de saúde particular o que acarretou uma falta de receita para o município de R$ 4 milhões. Já os gastos com procedimentos contratualizados somam R$ 16 milhões mensais.  O processo de regularização de todos os prestadores da rede, além do cadastro de exames, procedimentos e atendimentos estão sendo regularizados.

Somente com aluguéis, a Secretaria de Saúde tem uma despesa mensal de R$ 111 mil, muitos destes imóveis serão vistoriados para reavaliar a necessidade de ocupação. Outra dificuldade apresentada é a judicialização da saúde, em que o grande número de liminares, processos e mandatos ocasionam uma despesa em média mensal, apenas com honorários, de R$ 300 mil.

Titular da pasta de Saúde do Estado há apenas 12 meses, Luiz Antonio de Souza Teixeira, que assumiu o cargo em meio à crise econômica, falou do desafio de cuidar da área com corte de gastos.

“O prefeito Bernardo Rossi também tem grandes desafios pela frente. Vários fatores, como o grande volume de recursos contratados de forma irregular, falta de logística de distribuição de materiais e medicamentos e os problemas de formalização de contratos, são exemplos da necessidade de reorganizar todo o sistema para que se tenha resolutividade para os pacientes”, afirmou.

Com a avaliação feita em duas semanas de trabalho, Silmar Fortes pontuou os diversos problemas que serão enfrentados durante o ano, desde os setores administrativos aos de assistência.

“Nós temos ações emergenciais que precisam se revistas o quanto antes e outras serão projetadas em etapas. As questões dos contratos e o pagamento das dívidas são pontos que já estão sendo discutidos e avaliados. Em médio prazo vamos reformular as práticas e gerir de forma responsável e acertada”, garante Silmar Fortes.

O presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Maurinho Branco,  cobrou da Concer a retomada da obra da nova pista e subida da serra diretamente ao novo presidente da concessionária, Marco Antônio Ladeira. Maurinho Branco participou na manhã desta quinta-feira (12.01), na sede da empresa, em Duque de Caxias, da 18ª reunião do Grupo Paritário de Trabalho (GPT) da ANTT/Concer.

Apesar de não ter sido pauta da reunião, Maurinho Branco questionou a paralisação das obras da Nova Subida da Serra. De acordo com o novo presidente da Concer, a retomada dos trabalhos está em negociação bem adiantada com o governo federal. O presidente da CPTrans pediu também que a empresa avalie a possibilidade de antecipação da quinta etapa da obra, que prevê a ligação Bingen-Quitandinha, melhoria  que contribuirá com a mobilidade urbana em Petrópolis.

"Achei muito importante esse primeiro contato com o novo presidente da Concer. Ele prometeu em breve um encontro específico para tratar dos assuntos relacionados a Petrópolis, como por exemplo, a conclusão da obra da passarela na entrada de Araras", destacou o presidente da CPTrans.

O GPT, criado em 2014, tem como principal função discutir e acompanhar os assuntos relativos à concessão do trecho da rodovia federal Rio-Juiz de Fora, debater os interesses dos usuários, definir prioridades e buscar solução para as questões.

Também participaram do encontro Jorge de Botton e Fernando Varella, da NovAmosanta, que representam a sociedade civil petropolitana no Grupo Paritário de Trabalho da ANTT/Concer.

Medida já contemplou parte da Rua do Imperador.
Prioridade são os locais de cruzamento e onde há grande fluxo de pedestres.

A Companhia de Trânsito e Transporte (CPTrans) está realizando a pintura da sinalização horizontal nas ruas do Centro Histórico, que foram apagadas com o passar do tempo. A medida foi solicitada pelo prefeito Bernardo Rossi, que determinou que os trabalhos fossem feitos à noite para não atrapalhar o trânsito no município. As prioridades são os locais de cruzamentos e onde há grande fluxo de pedestres, mas a sinalização vai contemplar as demais ruas da cidade.

Desde que começou os serviços, na segunda-feira (9/01), ambos os lados da Rua do Imperador, entre a Praça da Inconfidência e o Obelisco já receberam a pintura. A operação é feita para reforçar as marcações das faixas de pedestres, linhas de retenção e de divisão de pista e setas indicativas de direção. Além disso, todas as faixas de pedestres estão sendo contempladas.

“Estamos fazendo testes com novos equipamentos e uma tinta que deverá fixar e durar mais tempo no chão. O reforço na sinalização é essencial para garantir a segurança no trânsito. Encontramos muitas faixas de pedestres apagadas em diversos pontos. A atender incialmente a essas áreas, mas depois passar pelos pontos que apresentarem maior falha nesse tipo de sinalização”, disse o presidente da Companhia, Maurinho Branco.

Parque Municipal de Itaipava recebe pintura da CPTrans

A ciclovia do Parque Municipal de Itaipava também recebeu melhoria na sinalização. Profissionais da CPTrans estiveram no local na última semana e realizaram uma série de intervenções, que já beneficia o público que utiliza o espaço. A iniciativa atende a um pedido dos próprios usuários da ciclovia, que reclamavam da marcação apagada do local.

Petropolitana, Cristiane disse que vai se empenhar na busca por recursos para a rede municipal de ensino

A deputada federal Cristiane Brasil (PTB) assegurou empenho para garantir recursos para a Educação em Petrópolis. “Vamos fazer o possível para ajudar o atual governo a enfrentar as dificuldades que foram herdadas da administração passada”, declarou.

No encontro com o secretário de Educação, Anderson Juliano e com o Coordenador Especial de Gestão Estratégica, Roberto Rizzo, nesta (quinta-feira 12.01), a parlamentar tomou conhecimento dos problemas e desafios que estão sendo enfrentados.

Na ocasião, o secretário de Educação falou sobre o esforço que está sendo feito para resolver o problema da merenda.

“O que constatamos foi um verdadeiro colapso. Uma conferência nas contas verificou que uma verba federal de mais de um milhão que deveria ter sido utilizada para a merenda foi arrestado para pagar o funcionalismo. Os alimentos encontrados no estoque só garantem parte da merenda até março. Essa é a situação que estamos enfrentando nesse momento”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

Diante do quadro, a deputada se colocou à disposição para ajudar.

“É uma situação preocupante. O governo tem o nosso apoio e faremos o que for possível junto ao governo federal para ajudar a cidade a sair dessa crise”, afirmou Cristiane Brasil.

Roberto Rizzo destacou a importância do apoio do governo federal neste momento.

“Esse apoio é muito importante porque podemos estudar a possibilidade de novas parcerias e colocar em pratica todos os projetos da secretaria de Educação. Estamos trabalhando para reorganizar a administração pública e essa ajuda é muito gratificante”, contou.

Cristiane Brasil afirmou ainda que acredita na modernização e no empenho dos servidores para que a administração supere as dificuldade financeiras.

“Essas mudanças ajudarão a cidade. Quero ver essa cidade mudar, os petropolitanos merecem isso”.

Operação emergencial será feita em vários pontos com 15 toneladas de massa asfáltica chegando todos os dias à cidade

O prefeito Bernardo Rossi acompanhou na manhã desta quinta-feira (12.01) a operação tapa-buraco na Mosela. Os funcionários da Secretaria de Obras ainda fizeram outros reparos na via, um dia após a intensa chuva que caiu sobre a cidade. Ao todo, um caminhão com material asfáltico – com carregamento de 15 toneladas - foi utilizado para a melhoria das ruas Teófilo José da Silva e Major Sérgio.

“Conseguimos com o DER-RJ o envio de um caminhão de massa asfáltica a cada dia para a nossa cidade.  E vamos usar esse material nas vias com as situações mais críticas. Petrópolis está totalmente esburacada, sem manutenção”, apontou Bernardo Rossi frisando que a meta é deixar as ruas melhores para a circulação de veículos e pedestres. 

Todo o efetivo da Secretaria de Obras está nas ruas promovendo reparos em vias, e acordo com o titular da pasta,. Ronaldo Medeiros. Nesta sexta-feira (13.01), vamos dar sequencia na área do Valparaíso e Quitandinha.  A cada dia, contando com tempo firme, vamos reduzir a quantidade de vias danificadas na cidade”.

Na Rua Teófilo José Silva, parte do paralelepípedo teve de ser recolocado após a chuva de quarta-feira. Funcionários da secretaria de Obras reformaram a rua logo cedo. Outra equipe foi destacada para tapar os buracos ao longo da via principal do Pedras Brancas, que tem cerca de 1,5 km, o que aconteceu ao longo do dia. Em seguida, essa equipe foi deslocada para a Rua Major Sérgio, no Mosela, a pedido do próprio prefeito.

O cronograma da operação tapa-buraco nesta sexta-feira prevê passagem das equipes por Rio de Janeiro (Quitandinha) e Rua Gonçalves Dias (Valparaíso), podendo ser alterado em caso de chuva.

Prefeito anunciou para a comunidade a retomada da obra, após liberar o pagamento da contrapartida exigida ao município

Com mato alto, infiltração e parte do terreno desabando, a quadra de esportes do Pedras Brancas, única área de lazer do bairro vai ser recuperada e contar com cobertura. O espaço para a comunidade composta por mais de 8 mil pessoas foi abandonado.  Obra orçada em R$ 487,5 mil com emenda parlamentar já liberada, a melhoria no equipamento deixou de ser feita na gestão passada por falta de uma contrapartida de R$ 11 mil. O anúncio da retomada da obra para a comunidade foi feito pelo prefeito Bernardo Rossi que esteve no local nesta quinta-feira (12.01). Bernardo Rossi já determinou o pagamento da contrapartida, o que será feito na próxima semana e vai liberar a segunda etapa da intervenção.

“Nós estamos colocando a casa em ordem. Estamos retomando essa obra que foi paralisada por causa de uma contrapartida pequena que não foi honrada. Nós não podemos perder verbas por erros cometidos pelo antigo governo”, considera Bernardo Rossi.

A construção da cobertura da quadra foi possível a partir de uma emenda ao orçamento da União feita em 2014 pelo então deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ). Ele destinou R$ 487,5 mil para a obra – outra emenda destinou o mesmo valor para outra quadra, no Morin, que também está paralisada por falta de pagamento de contrapartidas. No total, as dívidas não chegam a R$ 15 mil. Porém, só agora, por ordem de Bernardo Rossi, é que as intervenções poderão passar para a segunda etapa.

A presidente da Associação de Moradores do Pedras Brancas, Mara Regina, comemorou o anúncio da volta da obra. “Hoje fiquei contente que ele voltou à nossa comunidade. Eu disse que ele vinha e de fato veio.

Agora, é só ter paciência que tudo vai acontecer. Basta ver o que ele já fez em  15 dias pela nossa cidade e já sabemos que vai retomar a obra”, disse.