Os cinco membros da Comissão Municipal da Verdade serão empossados nesta sexta-feira (1º/4), às 19h, pelo prefeito Rubens Bomtempo. A cerimônia será na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, na sede da Prefeitura, e marcará a abertura oficial da Semana pela Memória, Verdade e Justiça em Petrópolis – realizada pela primeira vez no município, com uma programação dedicada e relembrar a época da Ditadura.

Criada pelo Decreto Municipal nº 893, de 11 de dezembro de 2015, a Comissão Municipal da Verdade é formada por cinco pessoas - Eduardo Navarro Stotz, Maria Helena Arrochellas, Rafane Valoura Paixão, Roberto Carlos Schiffler Neto e João Fabre dos Reis, que atuarão no exame e esclarecimento das violações de direitos humanos praticadas pela ditadura, contribuindo, assim, para a efetivação do direito à memória e à verdade histórica. A comissão vai procurar esclarecer prisões, mortes, desaparecimentos e contribuir para a desapropriação do imóvel que sediou a Casa da Morte, que funcionou no Caxambu no início dos anos 70.

“A posse da Comissão Municipal da Verdade é um grande passo que estamos dando para a democracia e para história de Petrópolis e do país. São pessoas envolvidas na questão dos direitos humanos e que vão se dedicar a esclarecer o que aconteceu nesse período da história do nosso país”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Programação extensa – A Semana pela Memória, Verdade e Justiça é promovida pela Comissão Municipal da Verdade, com o apoio da Prefeitura, a sociedade civil e entidades parceiras. A programação irá rememorar o 1º de abril de 1964 e as torturas e os assassinatos cometidos no período, especialmente em Petrópolis, na Casa da Morte, e se estenderá até o dia 7 de abril, com exposições, exibição de filmes, teatro e música. Haverá, ainda, o lançamento do livro “Um homem torturado: nos passos de Frei Tito de Alencar”, com a participação do cientista político e membro do Instituto de Estudos da Religião (ISER), Ivo Lesbaupin.

Integrante da Comissão Municipal da Verdade, Eduardo Stotz, também destacou a importância do evento. “É uma oportunidade para a cidade se debruçar sobre o seu próprio passado. As coisas que aconteceram no país também aconteceram aqui”, disse Stotz.

As atividades previstas na programação serão realizadas em espaços públicos, como a Praça Dom Pedro II; o Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, na Mosela; o Palácio de Cristal; a Praça da Liberdade; o Centro de Cultura Raul de Leoni; a Câmara Municipal; e o Cefet Petrópolis; além da Casa dos Conselhos.


O prefeito Rubens Bomtempo participou, na manhã desta quinta-feira (31/3), da cerimônia de promoção de 135 guardas civis municipais. A reorganização hierárquica era uma antiga reivindicação da categoria, atendida pelo atual governo – o prefeito assinou o decreto na última semana. A mudança representa um impacto de R$ 340 mil na despesa mensal com o salário dos agentes. O evento contou com a presença de integrantes da corporação e familiares, que comemoraram a conquista.

O prefeito Rubens Bomtempo lembrou que a promoção dos guardas municipais é mais um investimento do governo municipal para proporcionar melhor qualidade de vida aos agentes. “Temos que avançar nas conquistas para o funcionalismo, mas de forma sustentável, fazendo com que elas possam ser mantidas. O investimento constante na promoção, na qualificação dos profissionais e na melhoria dos serviços é prioridade no nosso governo. Desta forma, trabalhamos para tornar a Guarda Civil Municipal cada vez melhor, e a cidade, mais protegida”, afirmou.

No total, quatro agentes foram promovidos a guardas civis, 33 promovidos a guardas civis de 3ª categoria, 35 promovidos a guardas de 2ª categoria, 36 promovidos a guardas de 1ª categoria, 20 promovidos a subinspetor e 7 promovidos a inspetor. “Estou muito feliz em compartilhar esta vitória com toda a corporação. Hoje temos uma Guarda Civil de alto nível. Nosso papel é estimular, cada vez mais, a corporação, para manter a excelência”, destacou o secretário de Segurança, Calixto Barbosa.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal Charles Soares de Matos, os trabalhadores são o elemento-chave da instituição. “Por isso, a promoção é de extrema importância para os beneficiados, que, agora, têm a sua responsabilidade aumentada com a promoção, e para a Guarda Civil como um todo. Hoje, chegamos ao momento de agradecer ao governo, por cumprir este compromisso”, lembrou o comandante.

A promoção representa uma conquista para o agente Donizete Silva Almeida, promovido a subinspetor. Há mais de duas décadas na Guarda Civil Municipal, ele estava aguardando a mudança hierárquica há quatro anos. “Agradeço ao empenho de todos para que este momento pudesse se tornar realidade. Sempre tivemos o apoio do prefeito Rubens Bomtempo”, afirmou Donizete.

A alegria também foi compartilhada pelo guarda Felipe Araújo, que recebeu a sua primeira promoção. “Vinha aguardando isso há muito tempo. Entrei para a Guarda Civil Municipal no último concurso, realizado em 2007, e este é o primeiro passo. Agradeço ao esforço de todos”, afirmou Felipe, que, agora, será guarda civil municipal da 3ª categoria.

Também estiveram presentes os vereadores Luizinho Sorriso, Ronaldo Ramos e Reinaldo Meirelles, além do presidente da Associação dos Guardas Municipais de Petrópolis, Luiz Fernando Neiva, e do tenente Celso Pinheiro, do 32º Batalhão de Infantaria Leve.

Equipes da Vigilância Sanitária e da Coordenaria de Fiscalização vistoriaram nesta quarta-feira (30/3) uma borracharia na Rua Duarte da Silveira, no Bingen. No local, os fiscais e os agentes de combate de endemias encontraram larvas de mosquito e focos do Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. O proprietário foi intimado a adequar o local onde os pneus são guardados.

O local foi vistoriado após denúncias de moradores. “Os pneus ficam em um terreno ao lado da borracharia, no tempo, sem nenhum tipo de cobertura. Encontramos larvas e vamos levar para análise. Pneus devem ficar em local coberto para não acumular água”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Eduardo de Lucena.

No início deste ano, o prefeito Rubens Bomtempo criou a Frente Municipal de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, formada por secretarias municipais, Defesa Civil, Comdep, Guarda Civil Municipal e CPTrans, que tem como objetivo promover ações intersertoriais na luta contra o mosquito. A operação conjunta com a Coordenadoria de Fiscalização também reforça as ações da Prefeitura no combate ao Aedes aegypti. “Estamos intimando os proprietários dos imóveis fechados e abandonados para limpar e manter os locais limpos e livres do mosquito”, ressaltou o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patulea

Entre janeiro e fevereiro deste ano, os agentes de combate a endemias já vistoriaram mais de 20 mil imóveis em todo o município. Desses, 2.507 foram tratados com larvicidas. “É importante que a população colabore e faça parte desta luta. Se cada um cuidar do seu terreno, mantendo o espaço limpo e não deixando água parada, vamos conseguir vencer esta batalha contra o mosquito”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

Mais de cem estudantes do 9º ano de quatro escolas da rede municipal participaram, na terça-feira (29/3), da III Gincana Imperial, na Casa da Educação Visconde de Mauá, no Centro. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, com o objetivo de aproximar os alunos da história de Petrópolis, por meio de disputas de artes, esportes e história.

A campeã da disputa foi a Escola Municipal Luis Carlos Soares, do Morin. Em segundo lugar, o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. Em terceiro, a Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória, do Morin. E, em quarto, a Escola Municipal Papa João Paulo II.

“A Gincana Imperial, uma iniciativa do prefeito Rubens Bomtempo que começou em 2014, é uma proposta que já vem de fato se consolidando no calendário do município. É uma oportunidade que temos para, fora de sala de aula, abordar questões da história de Petrópolis junto aos estudantes. Além disso, é um evento de integração dos estudantes de diferentes escolas”, disse a secretária de Educação, Maria Elisa Badia.

Na competição, as escolas deviam apresentar: um desenho com o tema “Petrópolis: Cidade do bem”; um casal de estudantes caracterizados de colonos germânicos; uma pessoa que promova trabalho voluntário; uma maquete de um ponto turístico da cidade; um cartaz de sensibilização da luta contra o Aedes aegypti; um estudante fantasiado de Visconde de Mauá; uma pessoa com sobrenome que esteja nas placas do Obelisco; um panfleto de proteção aos animais; um cartaz com fotos de estudantes da escola em um “tour” pela cidade com a placa da campanha “Somos Todos Petrópolis”; além de disputas korfebol, corrida e badminton.

Os estudantes gostaram da iniciativa. “Foi bom legal, uma oportunidade de reunir as escolas da rede municipal, mostrar os talentos de cada um. A prova que mais gostei foi a da maquete, que nos exigiu bastante conhecimento e força de vontade”, disse Vitor Cardoso, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Papa João Paulo II.

O Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público (Inpas) promove, nesta quarta-feira (30/3), às 10h, o “Café com Sabedoria”, que integra o Projeto Conviver. A secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Fernanda Ferreira, e o coordenador do Procon Petrópolis, Jorge Badia, irão realizar uma palestra sobre a proteção e os cuidados sobre os direitos dos idosos. O evento, que traz mensalmente temas de interesse dos segurados, tem por finalidade promover a integração entre eles.

A secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Fernanda Ferreira – que também é presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) – irá falar sobre os cuidados com as pessoas que estão na terceira idade. “Vamos levar as informações sobre pequenas atitudes que podem fazer a diferença para a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa”, destacou a secretária.

Os direitos e os deveres dos idosos em questões do dia a dia, como o cumprimento de leis que garantem as filas preferenciais e como se defender de reajustes abusivos de serviços como planos de saúde, entre outros, serão abordados pelo coordenador do Procon Petrópolis, Jorge Badia. “Os idosos estão aumentando sua participação no mercado de trabalho e representam uma fatia cada vez maior do mercado consumidor, crescendo de forma exponencial. Por isso, esta ação de conscientização é muito importante”, disse Badia.

O Inpas funciona na Rua Alencar Lima, 35, no Centro Histórico. Mais informações sobre a atividade podem ser consultadas através do telefone 2231-9300 ou pelo site www.inpas.rj.gov.br.

Um novo Centro de Cultura Raul de Leoni abre as portas nesta quarta-feira (30/3): as obras de reforma do espaço, que agora conta com paredes internas cobertas por obras feitas por artistas locais com grafite, retratando aspectos culturais da cidade, e novos equipamentos urbanos na área externa, serão inauguradas. Para comemorar as mudanças, a Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP), promove, a partir das 19h, o primeiro Viradão Cultural da cidade, que terá 24 horas de atividades de música, dança, exposição e sessões de cinema.

Nesta quarta-feira (30), o Viradão Cultural começa com o show do DJ Marcelinho da Lua (às 19h). O Centro de Cultura será inaugurado com uma projeção gráfica na fachada do prédio (mapping), às 20h. Depois, às 21h, será a vez da apresentação da Tribo de Gonzaga. À noite, as atividades serão mantidas apenas na área interna, com exposições, exibição de vídeos, recital de poesias e uma apresentação intimista do espetáculo En’Canta Noel, com músicas e histórias de Noel Rosa.

Durante a quinta-feira (31), a programação prevê atividades tanto na área externa quanto na área interna do Centro de Cultura, com shows, exibição de filmes, cine debates e exposições. A programação conta, ainda, com sarau e serenata, apresentação de corais e contação de histórias. A Praça Visconde de Mauá será palco de atividades como meditação, ioga, alongamento, zumba e também o “Dia do Desapego” (momento de trocar coisas que você não quer mais).

“Este é um momento de transformação e democratização da cultura de Petrópolis. Tenho a certeza que as pessoas irão se apropriar do espaço, que, por muitos anos, ficou desarticulado do restante do processo de construção da cultura na nossa cidade. Ver esta ideia saindo do papel me deixa extremamente feliz”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

“Estamos oferecendo ao público opções culturais e de lazer diversificadas. Este é um momento especial, em que estamos não apenas mobilizando e buscando unir ainda mais a classe artística da nossa cidade, mas também propondo uma nova forma de ocupar espaços públicos”, afirmou a presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Drica Madeira.
 

PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÃO:

19h – DJ Marcelinho da Lua

20h – Mapping + Inauguração

21h – Tribo de Gonzaga

22h – Vernissages:

Mulheres Negras – Bea Corradi (Galeria Van Dijk); Exposição Coletiva Múltiplo Feminino - Rane Bessa, Raquel Vargas, Gabriela Barenco. Curadoria: Anívio Laranja (Espaço Alternativo); Uma história viva – fotos arquivo (Galeria Djanira); Coletânea de Artistas Plásticos - Peróla Bonfati, Anderson Ramalho, Marcelo Lago e Fernanda Lago (Galeria Aloisio Magalhães)


Centro de Cultura – Sala de Cinema Humberto Mauro

0h às 4h – Exibição de filmes sobre a ditadura

12h – Curtas metragens (cine debate)

14h – Coletivo AMAPÔ (cine debate)


Centro de Cultura - Teatro Afonso Arinos

1h30 – Peça teatral

3h – Apresentação de dança

11h30 – Apresentação de dança de rua

15h – Teatro infantil


Praça Visconde de Mauá – Gramado

7h30 – Aulão de Ioga: Meditação - Ioga –Alongamento com Geovana Paraízo

9h – Zumba – Erika Fonseca

15h – Dia do desapego


Centro de Cultura – área de convivência

0h – Em’Canta Noel

1h30 – Sarau

17h – Roda CDC


Centro de Cultura - escadaria interna

13h – Princesas de Petrópolis

18h30 – Coral CDDH


Centro de Cultura – Biblioteca Gabriela Mistral

9h às 11h – Contação de Histórias


Praça Visconde de Mauá – palco externo

15h – Voz e Violão

Estão abertas as inscrições para a I Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas, promovida pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD). O evento, que tem como tema “Juventude: álcool e drogas, como prevenir?”, será realizado no dia 9 de abril, às 9h, na Faculdade Arthur Sá Earp (Fase). As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de abril, na sede da Secretaria de Saúde ou no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), e podem ser feitas também no dia do evento, entre 8h e 10h, na Fase.

“Quem quiser participar da conferência pode fazer o cadastro no site da Prefeitura e na secretaria, no entanto, quem desejar ser conselheiro deve se inscrever diretamente na Secretaria de Saúde, pois é preciso apresentar documentação da instituição da qual faz parte. Também estamos abrindo as inscrições para delegado da conferência. Quem se interessar pode fazer o cadastro também na sede da Secretaria de Saúde até o dia 5 de abril”, informou o presidente do CMPD. A eleição para delegados será no dia 7 de abril, às 18h, na Casa de Educação Barão de Mauá.

A I Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas será dividida em três eixos: ações de Prevenção em álcool e outras drogas, profissionais da Saúde frente ao cuidado e a perspectiva do usuário e familiares frente ao uso de álcool e outras drogas.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (2/4) mais uma etapa da campanha de vacinação antirrábica. A previsão das equipes da Vigilância Sanitária é aplicar 4.200 doses em cães e gatos. Ao todo, serão montados cinco pontos de vacinação na região do Quitandinha e Alto da Serra, que funcionarão de 9h as 17h.

Cães e gatos que já tomaram a dose este ano não precisam ser imunizados novamente. “No dia da campanha, os animais devem ser conduzidos por um adulto. O cão e o gato devem ter quatro meses ou mais e deve estar saudável. Os de grandes porte e ferozes devem ser levados com focinheira. Isso evita acidentes”, explicou o coordenador da Vigilância Sanitária, Eduardo de Lucena.

Veja os pontos de vacinação:

PSF Siméria
Praça Pasteur
PSF Sargento Boening
Escola Municipal Rubens de Castro Bomtempo – Vila Felipe
Escola Municipal João Paulo II – São Sebastião

Diretores e técnicos de unidades da saúde da Prefeitura iniciaram na terça-feira (29/3) o curso aplicado de gestão de custos promovido pelo Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde. Petrópolis é o primeiro município da Região Serrana a participar da capacitação, que tem como objetivo a implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) para a apuração de custos para uma boa gestão no SUS. O secretário de Saúde Marcus Curvelo participou do primeiro dia de curso, realizado no auditório do Inpas.

“Esta é uma questão na qual acreditamos e achamos importante. As decisões precisam ser tomadas baseadas em números e dados, e ter conhecimento dessas informações é essencial para gerir o sistema”, disse o secretário. Diretores e técnicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) Centro e Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro (HAC), do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp (HMNSE) e da secretaria de Saúde participaram da capacitação, que termina na quarta-feira (30/3).

“Os municípios e estados que contam com o programa recebem apoio e acompanhamento. O objetivo é capacitar os profissionais e dotá-los de ferramentas para a implantação de apuração de custos nas unidades de saúde. Muitos diretores não sabem o custo de um hospital, ou de um leito de UTI por exemplo. Saber, entender, é importante para a tomada de decisões. Há problemas de financiamento, o país está em crise e não há recursos. Por isso, uma boa gestão com base nesses dados é essencial. Todo cidadão poderia sair da unidade de saúde sabendo o custo de seu tratamento. Isso poderia ajudá-lo a entender o funcionamento de todo o sistema”, disse a coordenadora do PNGC, Macieri Mendes da Silva.

A capacitação conta com exercícios de sensibilização e de metodologia, noções de contabilidade de custos e o Sistema de Apuração de Custos do SUS (APURASUS).

Equipes da Companhia do Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) iniciaram, nesta segunda-feira (28), a limpeza mecânica do lago de Nogueira. Os funcionários da Companhia estão retirando as gigogas, que proliferaram no local, com o auxílio de uma retroescavadeira hidráulica. A previsão é de que as equipes permaneçam no local durante toda a semana.

De acordo com o presidente da Comdep, Anderson Cruzick (Kaxuxa), a retirada das gigogas atende pedido dos moradores da região. “O Lago de Nogueira é um atrativo importante da cidade. Além de melhorar o visual, estamos melhorando o meio ambiente. O lago limpo evita, entre outras coisas, a morte de peixes, por exemplo”, destacou o presidente da Comdep.

Os moradores comemoraram o início das intervenções. “Esta área é muito boa, inclusive podendo ser um grande atrativo turístico. Acompanhei o início da retirada das gigogas e fiquei feliz com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura. Tenho certeza de que isso só traz benefícios para a cidade”, afirmou o aposentado José Geraldo Machado, que faz parte da Associação de Moradores do bairro.