Defesa Civil Nacional acompanha as operações na cidade e atua no reconhecimento do Estado de Calamidade Pública para o município
Com efetivo reforçado, o município conta ainda com o suporte de viaturas e maquinário de demais órgãos do Estado e União para o socorro a vítimas e atendimento das ocorrências. Em atualização de 17h30 de quarta-feira (16), do Instituto Médico Legais, o município chega a 71 óbitos, que estão sendo consolidados pelos oficiais do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil. Os agentes trabalham na identificação cautelosa e providenciam a consolidação dos dados detalhados das vítimas por conta das fortes chuvas que afetaram a cidade.
Todo o trabalho conta ainda com maquinário e equipamentos que dão suporte às operações de salvamento e recuperação das áreas afetadas pelas chuvas. “Todo esse efetivo que se junta às nossas equipes no município é de grande importância para a atuação no salvamento das vítimas”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que decretou luto oficial de três dias e estado de calamidade pública para o município.
A o Secretário de Defesa Civil Nacional está no município e, além de acompanhar as operações, visa concluir o processo de reconhecimento federal da decretação do Estado de Calamidade Pública. “Chegamos aqui em Petrópolis, fizemos um sobrevoo na cidade, a situação realmente é muito crítica, o cenário é realmente de guerra. Fizemos uma reunião com o governador e o prefeito, com toda a equipe da cidade e do governo do Estado. O desastre está sendo muito bem gerido”, destacou o secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, reforçando que coloca todo o efetivo à disposição, com recursos logísticos e materiais, para que se reconheça o estado de calamidade pública do município, o que deve acontecer entre hoje e amanhã.
O município ainda conta com o efetivo da Defesa Civil do Estado, que deslocou para a cidade 43 agentes e 16 viaturas. A Defesa Civil de Vassouras, São João de Meriti, Areal e Araruama também se juntam às equipes no município. “Todo esse aparato está sendo fundamental no suporte ao elevado número de ocorrências que registramos nas últimas horas”, destacou o secretário de Defesa Civil do município, o Tenente Coronel Gil Kempers.
As Forças Armadas disponibilizaram 5 caminhões, uma ambulância e colocou todo o efetivo do Exército à disposição da cidade. A Polícia Rodoviária Federal participa das operações com 34 agentes, 8 viaturas, uma aeronave, uma retroescavadeira, um caminhão caçamba e um prancha, uma ambulância e drones. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro deslocou para a Defesa Civil 200 oficiais e 85 viaturas.
Prefeitura aciona todo o efetivo para a atuação em ocorrências e mantém orientação para que a população não saia de casa
A Secretaria de Defesa Civil montou um posto de comando na sede da unidade para o gerenciamento das ocorrências e organização das equipes de diferentes órgãos municipais, estaduais e federais. Mais 400 oficiais, entre os agentes municipais e os do Corpo de Bombeiros, Exército, Aeronáutica, polícias Militar, Civil e Rodoviária, atuam no suporte aos atendimentos e ações de recuperação dos locais afetados. A partir dos dados informados pelo Instituto Médico Legal (IML), a Defesa Civil contabiliza 56 óbitos, com duas crianças até o momento. O município ainda não tem informações sobre desaparecidos.
Em 24 horas, foram registradas 292 ocorrências, das quais 241 por deslizamentos, as demais são de desabamentos, quedas de muro e árvores. Todo o efetivo da prefeitura atua no atendimento aos casos, em maior parte no primeiro distrito. Entre os de maior gravidade, com possibilidade de haver vítimas, estão até o momento os das ruas 24 de Maio, Uruguai, Washington Luiz, Coronel Veiga, além das localidades do Morro da Oficina, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Militar, Vila Felipe, Avenida Portugal, Servidão Honorato Pereira, na Rua Teresa e na Saldanha Marinho, na Castelânea.
No Alto da Serra, onde fica o Morro da Oficina, fica uma das situações mais graves. Um deslizamento na localidade afetou 80 imóveis. Ainda não há informações sobre ferido e vítimas. As equipes se dedicam ao resgate da população na região. Outro caso que chamou a atenção da Defesa Civil foi na Rua Honorato Pereira, na Rua Teresa, onde também houve deslizamento de grande porte. O número de casas ainda está sendo mapeado pelos agentes. A via recebeu sinalização de bloqueio entre os números 600 e 900.
Aulas estão suspensas até sexta-feira (18)
Rua Teresa tem trecho da via bloqueado para tráfego de pedestres e veículos
A Prefeitura informa o fechamento da Rua Teresa no trecho entre os números 600 e 900. No local, há risco de ocorrência de deslizamentos em grande volume na via. Agentes da Defesa Civil realizaram a demarcação do local e a orientação é que motoristas e pedestres evitem o tráfego no local. Em comunicados emitidos pelo Governo Municipal a orientação é para que a população não acesse as regiões do primeiro distrito, por conta dos diversos trechos impactados por ocorrências das fortes chuvas que afetaram o município nesta terça-feira (15).
Comdep convoca trabalhadores emergenciais para recuperação do município
A Prefeitura está convocando força de trabalho para a frente emergencial que atuará nos serviços de recuperação do município. São necessárias cerca de mil pessoas para as intervenções, com serviço remunerado. O trabalhador deve comparecer na sede da Comdep no Quitandinha, na Av. General Rondon, 400.
Governo municipal decreta luto oficial de três dias em decorrência do elevado número de óbitos
A Prefeitura de Petrópolis decretou luto oficial de três dias por conta das mortes registradas em função das fortes chuvas que afetaram a cidade, na última terça-feira (15). Devido as condições a cidade está em alerta máximo e funciona em Estágio Operacional de Crise. A Prefeitura também decretou estado de calamidade pública.
“Vivemos um momento de grande tristeza com o número de vítimas fatais que ainda pode aumentar e a quantidade de ocorrências que impactam drasticamente a nossa cidade. Unimos todos os nossos esforços e contamos com o suporte do Estado para o atendimento ágil às vítimas e recuperação da cidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
Entre as localidades em que houve registros de maior gravidade estão a 24 de Maio, Morro da Oficina, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Rua Uruguai, Rua Washington Luiz, Coronel Veiga, Vila Militar, Vila Felipe, Avenida Portugal e Rua Honorato Pereira. A Prefeitura segue com todo o efetivo - Obras, de Serviço, Segurança e Ordem Pública, Saúde, Educação, Assistência Social, de Planejamento, de Administração, além da COMDEP e CPTrans - dedicado ao suporte nos atendimentos da população e recuperação das áreas afetadas em toda a cidade, em especial no primeiro distrito.
O município está com 25 escolas abertas no primeiro distrito, funcionando como pontos de apoio para o acolhimento de 301 pessoas que tiveram que sair das residências durante a ocorrência da chuva forte. Nessas estruturas, a população recebe o suporte de Assistentes Sociais, profissionais de Saúde, Educação e Agentes Comunitários, além da Defesa Civil.
O Município conta com o suporte do Governo do Estado com cerca de 200 agentes do Corpo de Bombeiros, helicópteros e equipes com cães farejadores para o auxílio na identificação de vítimas. A Defesa Civil do Estado está na cidade com 19 agentes, assim como o Exército e a Aeronáutica, que também reforçam o trabalho das equipes locais.
“Estamos com um grande efetivo nesse trabalho de salvamento de vítimas e recuperação da cidade. Estamos em estágio de crise e orientamos que a população que puder, permaneça em suas casas e em situação de risco, recorram ao ponto de apoio mais próximos e em caso de emergência, liguem 199”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.
Além do apoio com o efetivo, o Governo do Estado ainda oferece suporte com o fornecimento de colchonetes, alimentos, água, produtos de higiene pessoal e demais suprimentos necessários para atender as necessidades da população no momento.
Município segue em estágio de crise e Prefeitura orienta que população evite sair de casa
A Prefeitura segue em atendimento nas regiões afetadas pelas chuvas. Ao longo da madrugada, os agentes da Defesa Civil atuaram em ocorrências e realizaram rondas pela cidade. Vários pontos do Centro estão com vias obstruídas. A orientação é que a população evite a cidade, tendo em vista as dificuldades de transporte e locomoção no momento. As aulas na rede pública foram suspensas.
Até o momento, na localidade conhecida como Morro da Oficina, no Alto da Serra, é estimado que 80 casas tenham sido afetadas. Em outras regiões como 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar e as ruas Uruguai, Whashington Luiz e Coronel Veiga também há registros.
O município segue com o apoio do Corpo de Bombeiros do Estado, além 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, também estão na cidade o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), o 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), com cães farejadores de Magé, do 14º Grupamento de Corpo de Bombeiros de Caxias; o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Outras 10 viaturas do Corpo de Bombeiros do Estado estão sendo enviadas para a cidade. Agentes da 105º e 106º Delegacia de Polícia, do Exército Brasileiro, além da Polícia Militar, Rodoviária e IML, com os oficiais do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil também dão suporte às operações.
Em atualização do boletim meteorológico, a Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento no município. A Defesa Civil reforça que a cidade segue em Estágio Operacional de Crise e orienta que a população fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento. Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 199.
Mais 2.053 doses da vacina contra a covid-19 aplicadas nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira (14), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.053 doses da vacina contra a covid-19. Foram 1.161 doses de reforço, 152 aplicações de segunda dose, 739 de primeira e uma dose adicional para imunossuprimidos.
No total, a cidade conta com 255.152 vacinados com a primeira dose, 227.793 com a segunda dose e 106.948 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.312 imunossuprimidos.
Detalhamento dos números de segunda-feira
Na segunda-feira, 139 idosos foram vacinados, sendo 135 com a dose de reforço, um com a primeira dose e outros três com a segunda. Dentre as pessoas com comorbidades, cinco receberam o reforço.
As equipes também aplicaram a primeira dose em 17 adolescentes e a segunda em 57 indivíduos de 12 a 17 anos. Também foram vacinadas 715 crianças de 5 a 11 anos com a primeira aplicação.
Ainda foram vacinados 1.017 adultos com o reforço, 92 com a segunda dose e seis com a primeira dose. Quatro trabalhadores da saúde receberam a dose de reforço.
O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade e o cadastro para a vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/
Volta às aulas: alunos da rede municipal retornaram às atividades presenciais nesta segunda-feira
Os alunos retornaram às salas de aula nesta segunda-feira, dia 14, primeiro dia do ano letivo da rede municipal de ensino de Petrópolis. Todas as unidades escolares do município estão seguindo os protocolos de segurança neste momento de pandemia, como o uso de máscaras durante todo o tempo (cobrindo a boca e nariz), a higienização das mãos (com álcool gel ou 70%, além de sabonetes e pias), a aferição da temperatura e o distanciamento.
“Depois de quase dois anos nossos alunos retornaram às salas de aula com toda a segurança”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo. “Em muitas escolas quase 100% dos alunos retornaram nesta segunda-feira, isso mostra que tanto os pais quanto os estudantes estão se sentindo seguros para voltarem às salas de aula. Só com o avanço da vacinação está sendo possível voltarmos aos poucos à normalidade. Vacinas salvam vidas e os números mostram isso”, acrescentou.
Na Escola Municipal Salvador Kling, na Mosela, 95% dos alunos compareceram neste primeiro dia de aula. “Eles chegaram aqui muito felizes e alegres de estarem retornando para a escola. Dava para ver nos rostinhos deles que estavam contentes de rever os amigos, poder voltar a estudar em uma escola”, disse a diretora da unidade Marcela Cardozo. “Eu estava muito ansiosa para voltar. Já estava com muita saudade”, comentou a adolescente Yasmin Prata Oliveira, de 12 anos, aluna do sétimo ano do Ensino Fundamental. Depois de dois anos, foi a primeira vez que a menina retornou à escola. “Estudar presencialmente é bem melhor”, disse. Victor Hugo Gomes da Silva Araújo, de 14 anos, contou que também ficou os últimos dois anos estudando em casa. “É bem melhor estudar na sala de aula”, frisou.
Equipes da Secretaria de Educação acompanharam a volta às aulas em algumas escolas. Cada unidade visitada recebeu kits de álcool 70% e uma muda de ipê. Os alunos Yasmim e Victor Hugo plantaram a árvore no jardim em frente a escola. “Nestas duas primeiras semanas de retorno presencial vamos visitar todas as 187 escolas da rede municipal. Conversar com as equipes e com os alunos ouvindo as demandas e sugestões”, disse a secretária de Educação, Adriana De Paula. “Todas as escolas da rede vão receber esses kits com álcool 70% e a muda de ipê, além de material com informações sobre a prevenção à covid”.
Todas as escolas da rede municipal de Petrópolis estão seguindo os protocolos aprovados pelo Comitê Científico e a Comissão de Volta às Aulas. De todas as unidades da rede, apenas a Escola Municipal Celina Schechner, em Itaipava, iniciou o ano letivo de forma remota. O colégio está passando por reformas e a previsão é que dentro de 30 dias um novo prédio seja alugado para receber os estudantes até que as obras estejam concluídas. Neste período, os alunos irão ganhar o Cartão Imperial, com crédito de R$70 para complementar a alimentação.
Contribuintes têm mais uma oportunidade para ficar em dia com o município
Os descontos em juros e encargos moratórios chegam a 100%
Os contribuintes que estão em dívida com o município têm mais uma oportunidade para regularizar a sua situação. Até o dia 8 de março, é possível parcelar o total da dívida em até 10 vezes e ter uma redução de 100% nos juros e nos encargos moratórios. Também é possível parcelar em mais vezes (em até 24 meses), porém com um desconto menor. Para aproveitar essa oportunidade, o contribuinte deverá procurar o setor de Dívida Ativa, na Avenida Koeler, 260, Centro, das 9h às 17h.
A lei municipal 8.171/21, atualizada pela lei 8.194/21, instituiu os benefícios do parcelamento e dos descontos. A lei entrou em vigor no dia 8 de fevereiro e é válida por 30 dias. Fazem parte desses benefícios os débitos inscritos em dívida ativa, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas.
“O contribuinte deve aproveitar essa oportunidade para ficar em dia com o município, tendo descontos nos juros e nos encargos moratórios. É necessário para a cidade e é bom para aquele que, por motivos variados, não conseguiu pagar os seus impostos”, disse o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa.
Desconto nos juros e nos encargos moratórios
As opções de parcelamento, com os descontos nos juros e nos encargos moratórios, são:
• Cota única ou o parcelamento em até 10 vezes – desconto de 100%
• Parcelamento de 11 a 15 vezes – desconto de 80%
• Parcelamento de 16 a 18 vezes – desconto de 70%
• Parcelamento de 19 a 20 vezes – desconto de 60%
• Parcelamento de 21 a 24 vezes – desconto de 50%
Perda do benefício
O contribuinte deve ficar atento. Para não perder os benefícios do parcelamento e dos descontos, ele deve pagar integralmente todas as parcelas nos prazos devidos. Os descontos incidem sobre os juros e os encargos moratórios, havendo somente a atualização monetária e honorários.
“Com os recursos dos impostos e taxas municipais, a Prefeitura investe em saúde, educação, na conservação e na limpeza das vias públicas, entre outras áreas. Não é justo que uma minoria que não paga os seus impostos usufrua desses investimentos da mesma forma que a maioria que paga os seus impostos em dia. Por isso, vamos acompanhar, monitorar e gerenciar a dívida ativa do município de perto, trazendo os devedores para a regularidade”, disse Patuléa.
Acesso à Informação

ACESSO À INFORMAÇÃO