Petrópolis comemora a aplicação de 100 mil doses de reforço da vacina contra a covid-19
Petrópolis alcançou nesta terça-feira (08) a marca das 100 mil aplicações da dose de reforço da vacina contra a covid-19. Considerando o público acima dos 18 anos, o número representa o alcance a 41,1% do público vacinável da cidade. O reforço começou a ser aplicado em setembro.
“Essa é uma marca importante, mas ainda é necessário o envolvimento maior de toda a população. Não existe espaço para negacionismo. Cada vacina aplicada no braço significa dezenas de vidas salvas. Estamos nos cercando de todas as formas, reforçando as campanhas de conscientização, pois entendemos que quanto mais pessoas se preservarem, menores serão as taxas de contaminação. Precisamos da união e mobilização de toda a sociedade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Até esta terça-feira (8), em Petrópolis, 251.791 pessoas receberam a primeira dose e 227.196 receberam a segunda aplicação e 6.805 foram imunizadas com a dose única.
O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destaca que é fundamental que todo o público vacinável não deixe de tomar a terceira dose quando chegar a hora. “É importante que todos completem o esquema vacinal com as três doses, pois é isso que garante maior imunidade e diminui a possibilidade de agravamento da doença. Hoje, os perfis de pacientes internados em clínica médica e UTI são de pessoas que não concluíram ou sequer iniciaram o ciclo vacinal”, destacou.
Para evitar filas e falta do imunizante, inclusive para a aplicação da terceira dose, é necessário que a população faça o cadastro no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). As equipes da divisão de imunização da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde estão divididas em 10 pontos:
Petropolitano Futebol Clube (Rua Roberto Silveira, Centro)
Hipershopping Petrópolis (Alto da Serra)
Esporte Clube Corrêas (Corrêas)
Centro de Saúde (Centro)
Casa da Educação Visconde de Mauá
Antiga UBS Posse
UCP Benjamin Constant (Centro)
Área externa do ginásio da UCP (Bingen)
Parque Municipal de Itaipava
Extra Quitandinha
Boletim Diário Panorama Epidemiológico - 09 de fevereiro de 2022
Petrópolis terminou a quarta-feira (09) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 62,30%. Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 58,93%. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, 65 pacientes permanecem internados, sendo 33 em leitos clínicos e 32 em leitos de UTI.
As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 240.222 testes, dos quais 57.240 tiveram resultados positivos e 181.687 negativos (considerando swab e rápidos).
Desde o início da pandemia, foram 1.599 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.
Com volta às aulas, operação de trânsito é reforçada em Petrópolis
A Prefeitura está reforçando, nesta semana, as operações no trânsito da cidade, com o objetivo de garantir maior fluidez no tráfego na semana de retorno das aulas presenciais. Equipes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) atuam para minimizar o impacto causado por conta das viagens às escolas. Agentes de trânsito, controladores e guardas municipais já atuam para ordenar o trânsito.
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes também vai monitorar a demanda no transporte público para determinar o aumento de veículos nos horários e itinerários das linhas.
"Com a volta das aulas presenciais, a CPTrans disponibilizou agentes de trânsito nas principais vias de fluxo da nossa cidade. Vamos acompanhar a demanda da rede municipal de ensino para, se necessário, aumentar o efetivo dos controladores de trânsito”, destaca Jamil Sabrá, diretor-presidente da CPTrans.
Pelo planejamento, os profissionais serão destacados para controlar o tráfego em pontos identificados como de maior fluxo de passagem de veículos, atuando no entroncamento da Rua 13 de Maio com a Avenida Ipiranga, por exemplo. Os agentes também estarão monitorando o trânsito próximo à Praça da Confluência e na Saída da Av. Koeller, sentido Praça da Liberdade, evitando pontos de interdição. Equipes da CPTrans também estarão atuando no distrito de Itaipava.
A companhia ressalta que as equipes são volantes, podendo se deslocar de acordo com as demandas.
CPTrans intensifica operações contra o transporte clandestino de passageiros em Petrópolis
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) está realizando ações para combater o transporte clandestino de passageiros. Durante a ação nesta sexta-feira (4), mais de 30 veículos foram autuados. Entre as irregularidades constatadas pelos agentes, estavam placas luminosas e adesivos de identificação do serviço de transporte por aplicativo, que ocasionam o fretamento de transporte fora do aplicativo, descumprindo a regulamentação.
"Com a utilização do painel luminoso, as pessoas podem ser induzidas a chamarem o transporte de forma livre nas ruas, sem usar o aplicativo, e negociar ali mesmo o valor da corrida. A gente precisa alertar aos passageiros que embarcar em uma viagem dessa forma é perigoso, pois não se sabe se esses motoristas são, de fato, cadastrados no sistema dos aplicativos. Queremos resguardar a segurança dos petropolitanos, que se for para usar esse meio de locomoção, que seja da forma correta, acionando o aplicativo, que já traz as informações sobre a placa e a identificação do condutor”, alerta o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.
A Companhia ressalta que utilizar placas luminosas e adesivos de identificação do serviço de transporte por aplicativo é considerado infração grave, ou seja, tem previsão de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mais R$ 195,23 de multa.
Conselho Municipal de Assistência Social dá início aos trabalhos de 2022
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) deu início aos trabalhos de 2022 nesta terça-feira (9). Depois da apresentação dos conselheiros, houve a composição da Mesa Diretora e definição das comissões permanentes e temporárias que farão parte das atividades do grupo este ano. A secretária municipal de Assistência Social, Karol Cerqueira, esteve na reabertura e destacou a importância da atuação dos conselhos na gestão da cidade. “Com os conselhos assumimos o compromisso do diálogo, da transparência e da construção de políticas públicas para nosso município.”
Cristiane Maria Rodrigues Ferreira, representando a sociedade civil (APAE) vai presidir o conselho. Karol Cerqueira, secretária de Assistência Social, ocupa a vice-presidência. Como primeiro secretário está Carlos Jorge Guimarães, da Casa da Cidadania; e segundo secretário, Fernando Araújo, representando a Secretaria de Fazenda.
De acordo com a Lei º 5.988, de 26 de junho de 2003, o Conselho tem como função “acompanhar, analisar, avaliar e fiscalizar a gestão dos recursos, bem como os benefícios sociais, o desempenho dos programas, dos projetos e serviços aprovados e executados pelas entidades públicas e privadas no município.” É um “órgão deliberativo, normativo, regulador e fiscalizador da Política Municipal de Assistência Social, de composição paritária entre Governo e sociedade civil”, diz o regimento do CMAS.
Previsão de permanência da chuva para os próximos dias, mantém o município em estágio de atenção
A Secretaria de Defesa Civil mantém a cidade em Estágio Operacional de Atenção, tendo em vista a permanência da previsão de chuva para os próximos dias. Por conta de um canal de umidade sobre a Região Sudeste, as condições de tempo se mantêm instáveis. Com nebulosidade elevada, pode haver registro de chuva de intensidade fraca a moderada a qualquer momento do dia. Nessas condições, a Prefeitura segue com as equipes de sobreaviso para o suporte a possíveis ocorrências por conta da chuva. Desde segunda-feira (7), os agentes da Defesa Civil já atenderam 60 chamados.
A maior parte das ocorrências foi por deslizamentos ou solicitações de avaliação de riscos estruturais ou geológicos em residências ou vias. Por conta da chuva constante dos últimos dias, a Defesa Civil emitiu na noite desta terça-feira (8), o boletim de risco geológico que informou a possibilidade de ocorrências de deslizamentos nas regiões do primeiro e segundo distrito. De acordo com serviço de monitoramento meteorológico da Defesa Civil, a instabilidade no tempo pode se estender até sexta-feira (11). Neste período, o município apresenta declínio na temperatura, que pode variar entre 15°C a 21°C.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos avisos e alertas que podem ser atualizados no período. Em caso de emergência, as equipes devem ser acionadas pelo 199.
08.02.2022 – Boletim Covid-19: vacinação
Nesta terça-feira (08), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 1.936 doses da vacina contra a covid-19. Foram 1.103 doses de reforço, 130 aplicações de segunda dose, 701 de primeira e duas doses adicionais para imunossuprimidos.
No total, a cidade conta com 251.791 vacinados com a primeira dose, 227.196 com a segunda dose e 100.862 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.307 imunossuprimidos.
Detalhamento dos números de terça-feira
Na terça-feira, 144 idosos foram vacinados, sendo 143 com a dose de reforço e um com a segunda dose. Dentre as pessoas com comorbidades, nove receberam o reforço.
As equipes também aplicaram a primeira dose em 16 adolescentes e a segunda em 40 indivíduos de 12 a 17 anos. Também foram vacinadas 673 crianças de 5 a 11 anos com a primeira aplicação.
Ainda foram vacinados 947 adultos com o reforço, 89 com a segunda dose e 12 com a primeira dose. Quatro trabalhadores da saúde receberam a dose de reforço.
O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade e o cadastro para a vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/
Prefeitura inicia busca ativa de adolescentes ainda não vacinados
Um total de 77% dos mais de 23,4 mil adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, já recebeu a primeira dose da vacina contra covid-19, em Petrópolis. A expectativa é de que para a aplicação da segunda dose, que atinge a marca dos 68,1%, a adesão siga o mesmo ritmo. Nesse momento, a Secretaria de Saúde está realizando uma busca ativa para identificar a parcela desse público que ainda não compareceu aos postos de imunização para receber a primeira dose.
A Prefeitura iniciou a imunização para essa faixa etária em setembro e até o último sábado, quando foi realizada a última atualização pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, um total de 18.241 adolescentes haviam recebido a primeira dose da vacina. Destes, 15.974 já retornaram para a segunda aplicação. Ou seja, mais de 7,4 mil ainda não recebeu nenhuma delas.
“A imunização é o meio mais seguro de proteção contra a covid e é fundamental para prevenir óbitos por uma doença que já existe vacina. Só a vacinação em massa se mostrou eficaz na contenção dessa pandemia. A adesão dos adolescentes, assim como de todo o público vacinável, é imprescindível, inclusive, para aqueles que, até agora, não entraram no Plano Nacional de Imunização, como os menores de cinco anos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
A busca ativa já está sendo realizada através das agentes comunitárias de saúde dos 47 PSFs que funcionam no município. Também será desenvolvida nas escolas, após a retomada das aulas. “Reforçamos a importância da vacinação, pois aqueles que não forem imunizados estão expostos ao vírus. Os efeitos positivos desse importante ato, já podem ser vistos de forma bem ampla, basta observar a redução dos casos graves, principalmente no número de mortes”, disse o secretário de Saúde Marcus Curvelo, frisando a necessidade de manutenção de todos os protocolos, como uso de máscaras e álcool em gel.
Boletim Diário Panorama Epidemiológico - 08 de fevereiro de 2022
Petrópolis terminou a terça-feira (08) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 52,46%. Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 55,36%. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, 81 pacientes permanecem internados, sendo 43 em leitos clínicos e 38 em leitos de UTI.
As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 239.101 testes, dos quais 56.842 tiveram resultados positivos e 181.050 negativos (considerando swab e rápidos).
Desde o início da pandemia, foram 1.599 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.
Comitê Gestor do Parque Municipal vai elaborar um regimento interno e buscar soluções para autossuficiência do espaço
Equipe da Comdep atua com 30 trabalhadores no espaço, em Itaipava, para reparos urgentes
Em mais um encontro do Comitê Gestor do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes os representantes discutiram o uso do espaço, localizado em Itaipava. A secretária de Turismo, Silvia Guedon, conduziu a reunião, na qual foram abordados a elaboração do regimento interno do Parque, maneiras criativas de tornar o espaço autossuficiente e principalmente os reparos de infraestrutura mais urgentes.
“Temos um equipamento público importante nas mãos, mas que está precisando de atenção e ressignificação”, pontua Silvia.
O grupo se encontra a cada 15 dias e já na primeira reunião, o Comitê decidiu por fazer um levantamento sobre as ações mais urgentes. A Comdep montou uma frente com 30 trabalhadores para realizar reparos em um dos banheiros, manutenção em geral com corte de grama e pintura, desobstruindo galerias de águas pluviais, troca de caixas d’agua e retirada de entulho.
“Todo o secretariado tem muita experiência para atuar rapidamente e buscar soluções para os problemas que já encontramos aqui. Organizados vamos conseguir resgatar muitos locais que estavam se deteriorando”, destacou Rafael Simão, coordenador Especial de Articulação Institucional.
Autossuficiência e projetos de melhoria estão entre as pautas apresentadas pelo grupo
O Comitê Gestor é composto por representantes de diversas secretarias municipais, poder legislativo, sociedade civil organizada e conselhos municipais. Os integrantes vêm se articulando para trazer soluções para problemas antigos do Parque, como melhora na dragagem do terreno e ideias criativas para tornar o espaço autossuficiente. “Precisamos pensar em como ter uma equipe fixa no Parque para manter tudo sempre em ordem. E esses reparos precisam de uma fonte de recursos. Estamos buscando respaldo jurídico e administrativo para tornar as ideias possíveis”, explica Silvia.
Além disso, a equipe sinalizou a importância da elaboração de um regimento interno para nortear os diversos usos do espaço. “Ter um documento oficial nos dá condições de cobrar ações dos contratantes que trazem eventos para a cidade e também garante que a exploração do espaço não cause danos e prejuízos ao município. Um local com tantas possibilidades precisa de normas para oferecer o melhor aos petropolitanos e visitantes”, enfatizou o coordenador de Articulação Institucional.
Acesso à Informação

ACESSO À INFORMAÇÃO