Segunda, 03 Abril 2023 15:09

Consultório na Rua conta com mais de 240 pessoas em vulnerabilidade assistidas

Cerca de 240 homens e mulheres em situação de rua estão sendo acompanhados pelo programa Consultório na Rua, que visa ampliar o acesso dessa parcela da população aos serviços de saúde do município. Desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, ele abrange, ainda pessoas acolhidas em equipamentos de Assistência Social ou que estejam em vulnerabilidade social.

Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por um médico, dentista, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico bucal e técnico de enfermagem. “Implantamos o Consultório na Rua, em Petrópolis, no ano de 2016 porque entendemos que é preciso ter um olhar diferenciado para essas pessoas que, em quase 100% dos casos estão em condições de vulnerabilidade, inclusive com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.

No Consultório na Rua, as equipes de profissionais desenvolvem um trabalho de acompanhamento e prevenção de doenças com testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, ampliação na cobertura vacinal e acompanhamento de outras condições clínicas, como por exemplo, hipertensão e diabetes.

“Atualmente, temos, exatamente, 241 usuários ativos assistidos. São pessoas extremamente vulneráveis e que precisam confiar nos profissionais que integram a equipe para que usem os serviços. Precisam se sentir seguros e o número de usuários ativos demonstra que o trabalho da equipe está sendo bem sucedido”, destaca o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

No ano passado, o Consultório na Rua realizou uma média de 350 atendimentos mensais, tanto a acolhidos em equipamentos da Assistência Social quanto em logradouros da cidade. “Além desses atendimentos, a equipe desenvolveu ações regulares como rodas de conversa, oficinas de arte e cinema, assim como eventos temáticos voltados à promoção da saúde”, acrescenta o secretário de Saúde, se referindo as campanhas Janeiro Branco, voltada para a saúde mental, Julho Amarelo, de combate as hepatites virais, Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, Novembro Azul, relacionado ao câncer de próstata e Dezembro Vermelho, de conscientização e luta contra o HIV/Aids.

A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna atenção integral à saúde para esse grupo populacional. As ações são realizadas de forma itinerante.