Segunda, 19 Junho 2023 11:47

Curso de projetos culturais acontece na Casa dos Conselhos

Cerca de 50 pessoas estão participando do curso de projetos culturais, promovido pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC). A oficina é gratuita. As aulas acontecem neste sábado e domingo (17 e 18), na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanata, prédio anexo ao Palácio Sergio Fadel.

“Nosso objetivo é capacitar os realizadores culturais para que eles possam ser selecionados em editais municipais e também nos editais estaduais e nacionais, e conseguir recursos de diferentes fontes para seus projetos”, disse a secretária de Cultura, Diana Iliescu, citando que no segundo semestre será aberto o edital da Lei Paulo Gustavo.

Após o curso, quem estiver interessado em ser multiplicador dos conhecimentos adquiridos para mais pessoas, poderá se cadastrar para uma seleção. Os mais aptos a ensinar serão contratados para realizar novas oficinas nos bairros e comunidades de Petrópolis.

“Sentimos que existe uma carência grande de informação. As pessoas querem apresentar seus projetos para captar recursos por meio desses editais, mas falta informação de como qualificar esses projetos. Acreditamos que ao fim desta oficina vamos ter uma excelente leva de produtores culturais disponíveis para movimentar a cidade”, comentou Carlos Cavalcanti, consultor na área cultural e que está ministrando a oficina.

Lilian Regina, líder comunitária da Vila Rica e atriz, está participando da oficina e pretende usar o que aprender na capacitação na comunidade onde vive. “É tão importante estar aqui para poder aprimorar meus conhecimentos e poder levar de volta para a comunidade através da multiplicação”, ressaltou.

Entre os tópicos da oficina estão: criatividade, pesquisa e formatação; as diferentes áreas e linguagens dos projetos culturais; elaboração de apresentação, objetivos e justificativa; o planejamento da execução e orçamento; aspectos jurídicos; gestão financeira; plano de comunicação e divulgação, design, materiais complementares e o atendimento a regras específicas dos editais.