Quinta, 06 Julho 2023 10:13

Prefeitura intensifica Operação Frio Intenso

A Prefeitura está intensificando a Operação Frio Intenso: uma série de ações para garantir o acolhimento das pessoas em situação de rua neste período de baixas temperaturas.

São ações da Operação Frio Intenso: leitos extras para o pernoite; ampliação do horário das abordagens nas ruas; e campanha de arrecadação de agasalhos.

“A preocupação com as pessoas em situação de rua é constante na nossa gestão. O ano inteiro. São pessoas que estão em um momento difícil da vida delas e que merecem o nosso carinho, o nosso respeito. Sabemos que neste inverno tão frio, a situação delas fica ainda mais complicada. Por isso, intensificamos o trabalho que já vínhamos realizando ao longo do ano”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Ampliação do horário

O trabalho de abordagem (realizado o ano inteiro pelas equipes da Secretaria de Assistência Social) foi ampliado. De 12h por dia (das 9h às 21h), como feito normalmente, passou para 16h por dia (das 9h à 1h). Além disso, a abordagem está tendo a participação da Secretaria de Defesa Civil, com agentes e viaturas.

Leitos extras

Outra ação do Operação Frio Intenso é a disponibilização de 12 leitos extras para o pernoite. Leitos que se somam aos que já são disponibilizados normalmente, durante todo o ano, nas 2 unidades de acolhimento da Prefeitura: NIS (Núcleo de Integração Social), no Alto da Serra; e Centro do POP, no Centro.

Desde o início da Operação Frio Intenso (em junho), mais de 100 pernoites foram realizados, fruto do trabalho de abordagem.

Arrecadação de agasalhos e cobertores

A Prefeitura está com a Parede Solidária. Um painel disponível na entrada da sede da Secretaria de Defesa Civil, para a doação e o recolhimento dos agasalhos. A equipe da Defesa Civil organiza diariamente as doações no painel. Nos dias de chuvas, o painel ficará disponível ao público na parte interna da secretaria.

A Parede Solidária ficará exposta até o fim do inverno, das 9h às 17h. A sede da Secretaria de Defesa Civil fica na Rua Buarque de Macedo, 128, Centro.

Para doar:
• Basta depositar os itens a serem doados: roupas, agasalhos e cobertores
• Importante que todos os itens estejam em bom estado de uso

Para recolher:
• Basta retirar o que for de uso para você e sua família
• Importante que recolha apenas o que realmente for de utilidade

Todos os itens passam por avaliação pelas equipes da Defesa Civil de forma a garantir o bom estado das peças que estarão disponíveis ao público.

Abordagens ao longo do ano

Na abordagem às pessoas em situação de rua (realizadas durante todo o ano – incluindo fins de semana e feriados – e intensificadas no inverno), as equipes da Secretaria de Assistência Social buscam convencer essas pessoas a ir para as unidades de acolhimento do município. Elas não são obrigadas a ir para lá. É um trabalho de conversa e esclarecimentos. Muitas das pessoas abordadas não são de Petrópolis, outras possuem transtornos psiquiátricos ou são dependentes de álcool e drogas.

As pessoas que aceitam o convite para o acolhimento passam pelo atendimento técnico (de assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais) e têm cama, cobertores, alimentação e banho. Além disso, uma série de atividades para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Nos últimos 6 meses, 52 pessoas que estavam acolhidas no NIS foram reintegradas pela Secretaria de Assistência Social aos núcleos familiares delas.