Quinta, 31 Agosto 2023 10:16

Prefeitura promove primeiro Seminário dos Povos Originários

Pela primeira vez, a rede municipal de ensino teve um Seminário dos Povos Originários. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, reuniu mais de 150 pessoas nesta quarta-feira (30), no auditório do Instituto Teológico Franciscano (ITF). Palestras, exposições, artesanato indígena e apresentações fizeram parte da programação.

“Sem autocrítica não podemos evoluir como sociedade e é importante esse amadurecimento como pessoa humana. Levar essa discussão para dentro das salas de aulas, promovendo essa descolonização natural, é um desses passos para evoluirmos como sociedade“, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A realização do Seminário dos Povos Originários se alinha com as diretrizes educacionais estabelecidas por lei federal, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas do país. O objetivo é promover a valorização da diversidade étnico-racial e cultural presente na sociedade brasileira, bem como combater o preconceito e a discriminação.

“Nossa proposta hoje é de avançar nessa reflexão e na construção de uma sociedade com mais respeito à diversidade e com mais tolerância, além de evoluir na valorização dos nossos antepassados”, ressaltou a secretária de Educação, Adriana de Paula.

A realização do Seminário dos Povos Originários também proporcionará aos professores uma reflexão crítica sobre as práticas educativas tradicionais, estimulando a adoção de novas metodologias e recursos pedagógicos mais adequados à realidade atual dos alunos e alunas.

“Essa reflexão é importante para que possamos romper com paradigmas e estereótipos, como por exemplo, lembrar o Dia do Índio nas salas de aulas de uma forma bem estereotipada e sem qualquer tipo de senso crítico. É um passo importante que estamos dando nessa construção”, concluiu a secretária de Educação.